Sem insetida para Fumacê, Saúde alerta para focos do Aedes

14 FEV 2020Por Flávio Paes / Jota FM18h10

Embora ocupe a posição 75 em número de notificações entre os 79 municípios de Mato Grosso do Sul,  as equipes do setor de vetores da Secretaria de Saúde, tem constatado em vários bairros de Aparecida do Taboado, alto índice de infestação do mosquito Aedes aegypt, transmissor  da dengue. Só numa casa  foram encontrados 8 focos.  Ou seja, se a população não despertar a importância da prevenção, a situação tende a se agravar.

Conforme o último boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde até agora são 15 notificações,com  4 casos da doença confirmado por exames laboratoriais. A cidade aparece em nível de média incidência do mosquito, com 63,2 casos a cada grupo de 100 mil habitantes. Há 48 municípios  com alta incidência, porque tem mais de 300 casos por grupo de 100 mil habitantes.  Neste grupo está Paranaíba, na 33ª posição, com  232 notificaçções, logo abaixo de Três Lagoas, onde foram até agoa 640 registros. Em todo o Estado, dados fechados no último dia 12, há 12.182 notificações.

Em entrevista ao repórtert Adelso Barros, do ornal Ronda da Cidade,Joaquim Batista , do Controle de Vetores, admitiu que está faltando insetificada para pulverização, o chamado fumacê, usado para matar o mosquito já na idade adulta. Segundo ele, o Estado recebeu uma  remessa de 7 mil litros do Ministério da Saúde, que foi usado nas cidades onde o risco de epidemia é maior. 

Para Joaquim Batista a população precisa se conscientizar da gravidade da dengue ("não é um simples resfriado, nem gripe,pode levar a morte"). Na opinião dele, a melhor forma de evitar a doença é eliminar os focos do mosquito transmissor.  Para isto, basta o morador usar 5 minutos do seu tempo para olhar seu quintal, tirar garrafas e qualquer objeto que sirva de recepiente  de água onde podem surgir larvas do Aedes.

 Os agentes de saúde constataram focos nos bairros São Luiz, Jardim do Lago, São Gerônimo, Dourado, Bar da Garrafa e Vila Falchine. "O que se constatou foi muita falta de colaboração dos moradores", destaca Batista  . A Secretaria de Saúde  duas vezes por mês tem feito a coleta de pneus descartados em todas as borracharias da cidade. No último dia 24 de janeiro, uma carreta carregada de pneus foi levada para reciclagem. 

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também