Caarapó é sede da 11ª Feira Estadual de Produtos da Agricultura Familiar

25 NOV 2019Por Dilermano/ Por: Chrisciane Cabral15h22

A cidade de Caarapó vai receber, no período de 6 a 8 de dezembro, a décima primeira edição da Feira Estadual de Produtos da Agricultura Familiar. O evento, promovido pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Mato Grosso do Sul (Fetraf-MS), em parceria com a prefeitura local, será realizado no Parque de Exposições Pedro Pedrossian.

Com foco no fomento à agricultura familiar, a feira terá intensas atividades: Giro Tecnológico: Hortaliças, Fruticultura, Leite e Piscicultura; Gestão de Investimentos Públicos; Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa; Cooperativismo/ Associativismo; Metas e Estratégias para emissão de títulos dos assentamentos da Reforma Agrária; Regularização Fundiária e Fiscal; Programa Nacional de Crédito Fundiário: metas e novas legislações para a efetivação do programa no Estado de Mato Grosso do Sul.

“O diferencial da feira deste ano, em relação às demais, concentra-se especialmente no fato de que, nesta edição, vamos debater as políticas públicas para o setor, com foco nas políticas municipais, regularização fundiária e acesso ao crédito para compra de terra”, destacou o presidente da Fetraf-MS, Paulo Cezar Farias. “O momento é importante no contexto de fortalecer a produção e comercialização dos produtos oriundos da agricultura familiar, e a discussão se torna relevante no sentido de avançar com as políticas públicas e programas”, acrescentou.

A prefeitura de Caarapó é parceira na realização do evento. Para o prefeito André Nezzi, a feira é um importante meio de divulgação da agricultura familiar. “Mais do que isso, será palco de discussão das políticas de desenvolvimento da agricultura familiar, com a presença de representantes dos três níveis de governo – município, Estado e União, uma oportunidade ímpar de aprendizado sobre as formas de acesso a recursos para o incremento do setor”, disse o dirigente caarapoense.

De acordo com os organizadores da feira, importantes autoridades são aguardadas para o evento, entre elas, a ministra Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, titular do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, além de técnicos de áreas de fomento à agricultura familiar do MAPA e de órgãos do governo do Estado.

Dados do IBGE, referentes ao Censo Agropecuário de 2017, indicam que, em Mato Grosso do Sul, 61% das propriedades economicamente ativas integram a agricultura familiar, o que representa 43.223 famílias.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também