Dia D de vacinação contra o sarampo acontecerá neste sábado em Caarapó

A vacinação acontecerá em todos os ESFs, PAM e nos distritos de Nova América e Cristalina.

14 FEV 2020Por CNews11h18

A prefeitura de Caarapó, através da Secretaria de Saúde, por meio do Departamento Municipal de Vigilância Epidemiológica e Imunização, realizará neste sábado (15), das 8 às 13h, o Dia D de vacinação contra o sarampo em crianças e jovens de 5 a 19 anos.

A vacinação acontecerá em todos os ESFs, PAM e nos distritos de Nova América e Cristalina. É necessário levar a carteira de vacina para verificação.

A Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo foi lançada no último dia 10 pelo Ministério da Saúde. A meta da pasta no país é de vacinar 3 milhões de crianças e jovens de 5 a 19 anos. O período de vacinação começou nesta segunda-feira (13) e irá até 13 de março.

“Esta vacinação é de estrema importância, pois considerando que até janeiro de 2020, ainda existe circulação ativa do vírus no país, sendo assim necessário intensificar de forma seletiva (conforme sua situação vacinal), ou seja, que estejam em atraso e estão suscetíveis a contrair o sarampo”, observou Francisco Júnior Oliveira Santos chefe do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Imunização.

Dados

O "Dia D" de mobilização é para alertar os pais e responsáveis sobre o risco de não vacinar os filhos. De acordo com os números de registros da doença, em 2019 foram registrados 18,2 mil casos de sarampo em 526 municípios.

A campanha de vacinação faz parte de uma estratégia nacional para interromper a transmissão do sarampo e eliminar a circulação do vírus. As duas primeiras etapas ocorreram no ano passado. Em 2020, estão previstas mais duas. A primeira, entre junho e agosto para o público de 20 a 29 anos de idade, e outra, também em agosto, para a população de 30 a 59 anos de idade.

Sarampo

O sarampo é uma doença infecciosa grave, ocasionada por um vírus que pode ser letal. A transmissão ocorre por meio da tosse, fala, espirro ou respiração de pessoas contaminadas. A única maneira eficaz de evitar o sarampo é por meio da vacina. Os principais sintomas surgem entre 10 e 14 dias e ocasionam febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos, nariz congestionado ou com corisa escorrendo e mal-estar intenso. Outros sinais podem surgir como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que ainda podem se espalhar pelo corpo. Entre as complicações mais comuns decorrentes do sarampo estão infecções bacterianas como pneumonia ou otite (inflamação no ouvido). Também podem ocorrer sequelas mais graves, como encefalite (infecção cerebral) e lesões cerebrais.

Deixe seu Comentário

Leia Também