Secretária Municipal Ieda Maria Marran esclarece sobre as vagas para próximo ano letivo

Secretária Municipal Ieda Maria Marran participa do Programa Ronda da Cidade e orienta sobre as vagas para próximo ano letivo.

02 DEZ 2019Por Lacir Junior13h58

Na manhã dessa segunda feira, (02) a Secretária de Educação, Esporte e Cultura de Caarapó Ieda Maria Marran participou do Programa Ronda da Cidade para esclarecer para a população das matriculas e rematrículas. A secretaria inclui que o ano letivos terá alguma mudanças com relação a extensão e novas turmas.

A Escola Cleuza Vargas neste ano recebeu duas salas do 1º ano do ensino fundamental para atender os alunos da região Vila Setenta, Adonai e Aprazível, sob os cuidados da Secretaria Municipal de Educação. Em 2020 terão duas salas de 1º e do 2º ano do ensino fundamental em parceria com SED – Secretaria de Estado de Educação. A Escola Antônio João no próximo ano letivo terá duas turmas de 1º do ensino fundamental para atender as crianças do bairros Vila Setenta e parte da região central.

As Escolas Rui Barbosa, Moacir Franco e Cândido Lemes dos Santos que são municipais continuará atendendo os alunos do 1º ao 5º ano das séries iniciais e os anos 6º e 7º ano do ensino fundamental. Porém a Escola Cândido Lemes dos Santos atenderá do pré escolar, 1º ao 9º ano, por conta dos alunos da zona rural.

Segundo a Secretaria: “O ano passado as escolas tiveram dificuldades para acomodar essas crianças, pois fomos pegos de surpresas, porém para esse próximo ano já estamos organizados e preparados”.

As Escolas Cleuza Vargas e Antônio João foram abertas na semana passada as matriculas para alunos, mesmo que os responsáveis perderam os prazos a Secretária Municipal esclareceu que poderá procurar a Escola Rui Barbosa que será a extensão nas Escolas Cleuza Vargas e Antônio João. Os responsáveis precisará procurar as escolas para manter a vaga disponível na escola de sua preferência e região onde reside.

A Educação é o direito da criança conforme a lei federal Artigo 53 da Lei nº 8.069 de 13 de Julho de 1990, no inciso V - acesso à escola pública e gratuita próxima de sua residência e é obrigação dos Órgão Públicos cumprir.

Já no próximo ano letivo os mais de 120 alunos da Escola Municipal Moacir Franco receberá novamente a Jornada Complementar, para valorizar o aprendizado e conhecimentos com atividades extra curriculares. Segundo a mesma a prefeitura reabrirá o projeto na escola. Onde os alunos estudaram em um período e no outro atividade para fortalecer o aprendizado.

Na Educação Infantil contará com novas vagas após o termina a obra do Centro de Educação Infantil Pro Infância que atenderá as crianças de 0 a 5 anos na região dos bairros Shalon e Planalto. Ressaltou que as crianças de 4 e 5 anos que não estão matriculados na educação infantil, existe uma lei que está em vigência que passou a ser obrigatório essas crianças na escola. Para 2020 cerca de 432 crianças da educação infantil iniciaram o 1º ano do ensino fundamental. As crianças que completam 6 anos até o dia 31 de Março de 2020 já iram para o 1º Ano do Ensino Fundamental, mesmo que não tenha feito a educação infantil nesse ano letivo.

A secretaria de educação enfatizou que implantaram programa Busca Ativa aos níveis de 4 e 5 anos e demais crianças e jovens de até 17 anos, para buscar as crianças e jovens que estão fora da escola, o programa visa diminuir o nível de evasão dos menores na escola pública do município, sendo que a educação é obrigatório por lei em nosso país.

Na EJA - Educação de Jovens e Adultos na Escola Moacir Franco a secretaria lembrou do número de analfabetismo em Caarapó segundo o último CENSO é de 12,2%, sendo aproximadamente 2.202 pessoas que nunca frequentaram a escola.

A secretaria finalizou se colocando a disposição para esclarecer demais dúvidas a toda população referente as vagas, escolas e turmas para o ano seguinte.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também