Funtrab-MS realiza encontro com representantes em Caarapó

O encontro trouxe orientações e treinamentos da nova Carteira de Trabalho Digital

14 FEV 2020Por Redação16h36

Na manhã desta sexta feira (14) aconteceu o I Encontro de Atendimento do SINE MS que aconteceu no CRAS em Caarapó.

Participaram do encontro o Presidente do Funtrab MS Enelvo Felini e autoridades do munício de Caarapó Prefeito André Nezzi, a Presidente da Câmara Marinalva de Souza Farias, ao Secretário de Agricultura e Desenvolvimento Márcio Barbosa, e a equipe da Funtrab de Caarapó e demais cidades.

Na ocasião o encontro recebeu representes de diversas cidades, a gerente de Caarapó Shirley Bastos, dos gerentes dos municípios de Dourados Geraldo Salles, Eldorado a Arlite Peixoto, Iguatemi o Sebastião Araújo, Itaquiraí a Juliana Serena, representando o Gerente Felipe Kopper, Maracaju a Maire Lúcia, representando o Gerente Welinton de Carvalho, Nova Alvorada a Edléia Souza, Ponta Porã o Victor Hugo, representando o Gerente Gabriel Arce Calepso, e de Rio Brilhante o Humberto Araújo representando o Gerente Mauro Gonçalves.

Na presença dos funcionários dos municípios participantes, a Funtrab através das técnicas Claudia Bérgamo e Maria Zilda, tem o intuito de oferecer a capacitação de todos os servidores das Casas do Trabalhador do Estado.

Na condição de Diretor Presidente da Funtrab Enelvo, fico feliz em abordar sobre assuntos de extrema importância e padronização visual de todas as Casas, além de poder levar pessoalmente aos amigos prefeitos os resultados do CAGED deste último mês.

Finalizou agradecendo a todos os municípios pela presença na busca do melhor atendimento ao trabalhador, bem como, ao amigo prefeito André, a presidente da câmara Marinalva e ao Secretário Márcio Barbosa pela receptividade.

O Encontro veio trazer aos representantes dos núcleos do Funtrab MS o nova Carteira de Trabalho que agora passará a ser digital, visando modernizar o acesso às informações da vida laboral do trabalhador, onde o  Ministério da Economia lançou a Carteira de Trabalho Digital, em substituição a Carteira de Trabalho física, disponível para os cidadãos através de Aplicativo para celular nas versões iOS e Android e Web.

O objetivo é facilitar a vida dos trabalhadores que terão o documento à mão sempre que precisarem fazer uma consulta. Todas as experiências profissionais formais estarão no aplicativo.

De acordo com a Lei 13.874, de 20 de setembro de 2019, dentre diversas alterações nos dispositivos da Consolidação das Leis do Trabalho(CLT), passou a determinar , no artigo 14, que a Carteira de Trabalho e Previdência Social(CTPS) será emitida pelo Ministério da Economia preferencialmente em meio eletrônico.

A mesma Lei alterou o artigo 29, parágrafos 6º e 7º da CLT, equiparando a comunicação, pelo trabalhador, do seu número de inscrição no CPF à apresentação da Carteira de Trabalho Digital e os registros eletrônicos gerados pelo empregador às anotações físicas na Carteira de Trabalho, possibilitando a substituição, sem prejuízo ao trabalhador, da CTPS física pela Carteira de Trabalho Digital.

Com relação ao empregador, ele só precisará alimentar com dados, apenas o eSocial, não sendo necessário fazer as anotações físicas. Depois disso, o trabalhador pode acompanhar as anotações por meio do aplicativo ou acessando www.gov.br.

E em relação ao PIS, é importante ressaltar que não há necessidade de emissão da CTPS física, somente para disponibilização do PIS ao cidadão.

Deixe seu Comentário

Leia Também