Piscina olímpica fortalecerá categorias de base da natação sul-mato-grossense

16 DEZ 2019Por pmyafusso14h22

Campo Grande (MS) – A piscina olímpica do Centro de Desenvolvimento Social e Cultural (Cedesc), da Fundação Lowtons de Educação e Cultura (Funlec), foi inaugurada oficialmente no sábado (14.12), em Campo Grande. Com o novo espaço, os atletas de base de Mato Grosso do Sul terão a possibilidade de aprimorar fundamentos e técnicas da natação, com vistas a competições nacionais e internacionais, realizadas com dimensões oficiais (25 metros de largura x 50 metros de comprimento).

Homologada para sediar eventos de grande porte na Capital, a piscina possui 10 raias e comporta três milhões de litros d’água. “É um marco para o esporte como um todo e para a natação especificamente, dando condições para o Estado melhor se projetar no cenário nacional. Agora, temos condições de receber eventos com parâmetros nacionais, isso gera um grande avanço ao desporto aquático sul-mato-grossense”, enfatiza o diretor-executivo da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), Silvio Lobo Filho.

Silvio Lobo, Leonardo de Deus e o gerente-geral da Gedel/Fundesporte, Paulo Ricardo Nuñez

“Mato Grosso do Sul necessitava de uma piscina dessas, porque os nossos atletas até então treinavam em piscinas semiolímpicas, com oito raias e 25 metros de comprimento, ou sejam, tinham de treinar mais para competições fora do Estado. Isso vai melhorar muito o treinamento desses atletas, que terão melhores índices”, afirma o presidente da Federação de Desportos Aquáticos de Mato Grosso do Sul (Fedams), Marcello Vargas Tiago.

De acordo com o diretor-presidente da Funlec, Luiz Roberto Pires, o investimento foi de R$ 250 mil. Ele destaca que, ainda no sábado (14.12), foi firmado convênio com a Fedams, que diz respeito à utilização da piscina por atletas de outras agremiações que representarão Mato Grosso do Sul em competições externas. “A Funlec sempre deu muito valor ao esporte. A natação não poderia ficar de fora, é muito importante no desenvolvimento de nossos atletas e tendo uma piscina que poderia ser aproveitada, não pensamos duas vezes. A piscina será disponibilizada para treinamentos dos atletas do nosso Estado, filiados à Fedams. Acredito que poderemos ter melhor rendimento a nível nacional”.

Presença “de peso” no Estadual de Verão

O Campeonato Estadual de Verão de Natação 2019, organizado pela Fedams em parceria com o Governo do Estado, por meio da Fundesporte, fechou o calendário da modalidade em Mato Grosso do Sul e fez parte da programação de inauguração da piscina olímpica. O Cedesc/Funlec recebeu aproximadamente 260 atletas de Campo Grande, Corumbá, São Gabriel do Oeste, Maracaju, Costa Rica e nadadores da Bolívia. As disputas ocorreram nas categorias mirim, petiz, infantil, juvenil, júnior, sênior e máster.

O nadador campo-grandense Leonardo Gomes de Deus, tricampeão dos Jogos Pan-Americanos (Guadalajara-2011, Toronto-2015 e Lima-2019) nos 200 metros borboleta, atleta olímpico e campeão mundial, deu nome à edição 2019 do Estadual de Verão: Troféu Leonardo de Deus. O atleta, atualmente representando a Associação Santa Cecília de Esportes, da Universidade Santa Cecília (Unisanta), de Santos-SP, é filho de militar e, por este motivo, rodou por diversas cidades do país e já teve como casa outras capitais como Brasília-DF, Belém-PA e Belo Horizonte-MG. No entanto, por onde passa, carrega o nome de Campo Grande e de seu Estado natal.

Leonardo de Deus: orgulho de dizer que é de Mato Grosso do Sul

“De onde é o Léo de Deus? Sempre me questionaram e sempre falei que nasci em Campo Grande e sou sul-mato-grossense, tenho orgulho disso. Por mais que eu não tenha feito nada pelo meu Estado, tive a oportunidade de dar o nome a uma competição, poder estar junto à Federação neste final de ano, apoiando e dando todo o suporte que eles necessitam, porque é tão difícil ter um atleta olímpico na sua cidade e poder usufruir da imagem dele para fomentar o esporte. Esse foi o meu objetivo em Mato Grosso do Sul. Agradeço a homenagem, estou realizando um sonho”, diz Léo de Deus, como é conhecido entre atletas e técnicos da natação.

O campo-grandense de 28 anos, que já disputou os Jogos Olímpicos de Verão de Londres, em 2012, e do Rio de Janeiro, em 2016, sente-se uma referência aos mais novos. “Muita gente tem um carinho enorme por mim e pelo meu trabalho. Eu sinto que entro na cabecinha deles, numa espécie de canal de comunicação, e consigo fazer com que eles pratiquem o esporte, sempre atrelado à educação”.

Para de Léo de Deus, a piscina olímpica dá uma condição de excelência para o desenvolvimento dos atletas de base sul-mato-grossenses. “A partir do momento em que há esta infraestrutura para que a criança possa competir, vivenciar uma piscina de 50 metros, a base já vai se familiarizando com o esporte de alto rendimento. Eu não tive a oportunidade de ter esta piscina na minha época, mas outras crianças e jovens terão”.

De acordo com o diretor-executivo da Fundesporte, Silvio Lobo Filho, o fato de Leonardo de Deus evidenciar sua terra de origem nas competições em que participa, Brasil e mundo afora, ajuda a exaltar o potencial da natação e do desporto sul-mato-grossense de modo geral. “Foi-se o tempo em que as pessoas escondiam que eram do interior, como se falava no eixo Rio-São Paulo. Quando levávamos uma equipe para fora, antes de existir Mato Grosso do Sul, era sempre tida como interiorana. Hoje, nosso Estado tem projeção e é respeitado nacionalmente. Quando há um destaque olímpico e internacional, como o Léo de Deus, e lembra de Campo Grande, fortalece o trabalho que estamos fazendo aqui”.

 

Texto e fotos: Lucas Castro – Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte)

Deixe seu Comentário

Leia Também