Com tecnologia de ponta, novo sistema de videomonitoramento é inaugurado na Penitenciária Estadual d

12 DEZ 2019Por Tatyane Oliveira Santinoni09h35

Dourados (MS) – Com instalação de câmeras de alta performance, a Penitenciária Estadual de Dourados (PED) agora conta com um novo setor de videomonitoramento, proporcionando mais segurança ao local e melhores condições de trabalho aos servidores penitenciários. A solenidade foi realizada na manhã desta quarta-feira (11.12), quando também foi inaugurada a nova área de apoio ao visitante da unidade penal.

Foram instaladas novas câmeras, entre elas algumas do modelo speed domes, de grande flexibilidade e alcance, além de uma televisão de 55 polegadas para aprimorar o sistema de vigilância já existente. O novo sistema de monitoramento por câmeras foi implantado em uma sala exclusiva, construída com 36 metros quadrados para proporcionar maior segurança no setor, já que antes o acompanhamento era feito na sala do chefe de equipe.

Destacando as diversas melhorias já realizadas na penitenciária, o diretor José Antônio dos Santos, citou a construção do alojamento feminino; a pintura da unidade penal com as cores oficiais; cobertura do estacionamento das motos e veículos oficiais; reforma e ampliação do alojamento masculino; e reforma do refeitório para servidores e da cozinha.

Além disso, informou que também foram adquiridos dois quadros novos para os geradores de energia elétrica com tecnologia moderna; ampliação da iluminação interna e externa e troca por lâmpadas econômicas de LED; construção de casas do canil; entre outras realizações.

“Tudo graças ao empenho de cada um dos servidores e com apoio do Poder Judiciário, Ministério Público, OAB/MS, entre outros colaboradores. Temos vários desafios e projetos a serem concluídos como a ampliação da sala de videoaudiências para atender melhor as demandas da unidade penal, reforma da padaria e o que for surgindo na parte de manutenção”, informou.

O diretor agradeceu, ainda, as empresas parceiras que contribuem no oferecimento de ocupação produtiva aos reeducandos. Segundo ele, nos últimos dois anos o número de internos trabalhando quase dobrou, passando de 401 para 771 presos exercendo algum tipo de trabalho dentro da unidade penal graças às parcerias firmadas.

Presente no evento, o diretor-presidente da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), Aud de Oliveira Chaves, destacou a dedicação dos servidores para a humanização da pena e melhoria da segurança pública. “O maior bem que a instituição possui são os agentes e graças ao empenho de todos temos sido referência nacional em grandes ações, como também é o caso do monitoramento por tornozeleira eletrônica, que servirá de modelo para implantação em outros Estados”, disse, agradecendo o apoio de todos os colaboradores.

Para a construção da sala e aquisição dos equipamentos foram investidos cerca de R$ 110 mil, com recursos próprios, e anuência do Poder Judiciário e do Ministério Público Estadual. Já na área de apoio ao visitante, com 150 metros quadrados, foram investidos R$ 40 mil.

Nova área de apoio melhora o atendimento às visitas aos detentos

Em discurso, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Dourados (OAB/MS), Alexandre Mantovani, parabenizou a iniciativa da unidade prisional pela busca constante de otimização e mecanismos tecnológicos para aprimorar a segurança local. “Esses recursos são necessários, principalmente nos tempos de hoje, além disso, o monitoramento por câmeras fomenta a mão de obra humana, oferecendo melhores condições de trabalho aos agentes que acabam tendo mais dedicação aos outros setores, e o sistema que reforça a dignidade da pessoa humana para a família desses apenados durante as visitas”, afirmou.

O promotor de justiça, Juliano Albuquerque, ressaltou a importância de mostrar à sociedade os bons projetos que existem nos presídios, para que a população entenda que também é lugar de coisas boas. “Essas obras aqui inauguradas representam melhores condições de trabalho aos servidores, uma vez que o videomonitoramento é um instrumento essencial para vistoriar a unidade toda em tempo real, garantindo mais segurança à população em geral”, reforçou.

Durante o evento, foi feita uma apresentação da orquestra formada por reeducandos da PED que participam do curso de Música e Instrumentos Musicais, oferecido pela Igreja Congregação Cristã do Brasil, uma das instituições credenciadas para assistência religiosa na unidade.

Também participaram do evento, o diretor do presídio masculino de regime semiaberto e aberto de Dourados, José Nicácio do Nascimento; diretor do Patronato Penitenciário de Dourados, Mário Sérgio Santos de Andrade; diretora do Estabelecimento Penal Feminino de Rio Brilhante, Lígia Maria Asato Dorta; diretor do Estabelecimento Penal de Caarapó, João José Rauber; diretor do Estabelecimento Penal de Rio Brilhante, em substituição legal Alex Sandro Torres Oliveira.

 

Texto: Tatyane Santinoni e Keila Oliveira – Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen)

Fotos: Divulgação

Deixe seu Comentário

Leia Também