Nova Andradina - Inscrições para cursos de graduação do IFMS abrem no dia 21

A seleção é feita por meio do Sisu

10 JAN 2020Por Rosa Barros10h52

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) está com 960 vagas abertas em cursos de graduação, ofertadas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), com ingresso no primeiro semestre de 2020.

São 17 opções de cursos nas modalidades de licenciatura, bacharelado e tecnologia, nos campi  Nova Andradina, Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Ponta Porã e Três Lagoas. A distribuição das vagas pode ser conferida na tabela abaixo.

A seleção se destina a candidatos que tenham concluído o ensino médio e participado da edição 2019 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), obtendo nota acima de zero na prova de redação e nas demais áreas do conhecimento.

O edital, com as normas do processo seletivo, está publicado na Central de Seleção do IFMS.

Inscrições - Podem ser feitas entre 21 e 24 de janeiro, diretamente na Página do Sisu. A seleção dos candidatos se baseará nas notas obtidas no Enem.

O processo seletivo prevê dois tipos de ações afirmativas. Nas cotas, metade das vagas ofertadas é reservada a candidatos que cursaram todo o ensino médio na rede pública, enquanto que as demais se destinam à ampla concorrência.

Dentro dessas vagas reservadas, parte delas são para os que comprovarem renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio, aos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas, e a pessoas com deficiência.

Outra opção de ação afirmativa é a cota local. Por meio dela, os candidatos inscritos na ampla concorrência que residam na área de abrangência dos campi (item 3 do edital de abertura) têm direito a um bônus de 20% sobre a nota do Enem.

A opção pelas ações afirmativas deverá ser feita no ato da inscrição no Sisu.

Cronograma - A divulgação da primeira chamada ocorrerá no dia 28 de janeiro, na Página do Sisu. No dia seguinte, o documento será disponibilizado na Central de Seleção do IFMS. O prazo para matrículas vai do dia 30 de janeiro a 4 de fevereiro.

Os candidatos não convocados em primeira chamada podem participar da lista de espera. Para isso, é necessário se manifestar, na Página do Sisu, de 29 de janeiro a 4 de fevereiro. A participação é restrita ao curso correspondente à primeira opção do candidato. A lista servirá para a seleção das vagas não ocupadas após a primeira chamada.

De acordo com o cronograma do Sisu, a segunda e terceira chamadas ocorrerão a partir de 7 de fevereiro.

Caso as vagas não tenham sido ocupadas ao término do Sisu, está prevista ainda a seleção para as vagas remanescentes, abertas também aos participantes das edições 2017 e 2018 do Enem.

Deixe seu Comentário

Leia Também