Com hora certa e temperatura, novo relógio da 14 é ativado

Relógio da nova 14 de julho, no cruzamento com a Avenida Afonso Pena, já está funcionando

27 NOV 2019Por Campo Grande News08h03

Com visor mais moderno, mostrador digital e marcando a hora certa, o relógio da nova 14 de julho no cruzamento com a Avenida Afonso Pena, em Campo Grande já está funcionando. A instalação começou no dia 8 deste mês e foi concluída nesta terça-feira (26), três dias antes da inauguração das obras do Reviva Campo Grande e agrada quem passa pelo local.

O mestre de obras Jamil Jonas Carvalho, de 67 anos, conta que a história do monumento se mistura com a dele. Ele lembra do tempo em que atuava como engraxate e deixava o material de trabalho guardado no antigo relógio. “Eu vi o antigo e agora conheci o novo”, diz orgulhoso.

“Esse relógio era a referência”, completa o mestre de obras ao se lembrar do ponto de localização informado pelos campo-grandenses ao marcar encontros. “Todo mundo sabia que era aqui. Ninguém falava 14”.

“É um símbolo de Campo Grande”, resume a dona de casa Conceição Echeveria de Carvalho, de 52 anos, que também comemora a instalação do relógio.

A ideia inicial era deixar apenas o monumento em referência ao antigo, mas o projeto foi alterado a pedido da população e o relógio instalado. “Acho que agora só falta os comerciantes se unirem e mudar a fachada das lojas para ficar perfeito”, completa a dona de casa.

O relógio – um mostrador de acrílico e alumínio foi instalado na estrutura que, inicialmente seria um tributo ao Relógio da 14. Além das horas, ele marca a temperatura e vai fazer referências a campanhas educativas, como a do novembro azul.

O monumento foi instalado dentro do Reviva Campo Grande, que revitalizou a 14 de Julho e está em vias de ser entregue, Idealizado pelos arquitetos César da Silva Fernandes e Inácio Salvador, ele está no exato local do monumento original, inclusive usando suas fundações.

O primeiro relógio foi instalado em 1933, permanecendo ali por mais de três décadas. Em 7 de agosto de 1970, foi demolido, ganhando uma réplica em 2000 no cruzamento da Afonso Pena com a Avenida Calógeras, por iniciativa do Rotary Club de Campo Grande.

Deixe seu Comentário