Natal e Ano novo acendem luz de alerta no Hemosul

17 DEZ 2019Por Bruno Chaves06h01

Folgas de fim de ano devem derrubar estoques de sangue

Campo Grande (MS) – Com a proximidade do fim de ano, período de folgas, Natal e Ano Novo, as doações de sangue costumam cair no Hemosul. Muitas pessoas esquecem de fazer a doação e a preocupação é que os estoques fiquem baixos, impossibilitando, principalmente, o atendimento de pacientes de emergência em hospitais públicos e privados.

Isso porque, historicamente, na última semana do ano, a quantidade de doadores diminui em toda a rede. “No começo de dezembro as doações costumam ser boas por causa da solidariedade do Natal. Mas na semana entre o Natal e o Ano Novo elas reduzem muito”, afirma a gerente de relações públicas do Hemosul, Mayra Franceschi.

Em 2018 a queda registrada no número de doações no mês dezembro em comparação com novembro foi de 21%, baixando de 5.527 para 4.349. Já em 2017 a redução no mesmo período foi de 11%, caindo de 5.284 doações para 4.668. Por isso, o Hemosul pede que as pessoas doem sangue antes de tirar os dias de folga.

Horários 

Em Campo Grande, o Hemosul Coordenador (Avenida Fernando Corrêa da Costa, 1.304) fica aberto nos dias 24 e 31 de dezembro, das 7h ao meio dia. Nas datas do Natal e Ano Novo, 25 de dezembro de 1° de janeiro, a unidade fecha. Nos demais dias o atendimento será normal, sem recesso para os funcionários.

No interior do Estado, cada unidade decidirá as escalas de atendimento. As cidade de Dourados, Três Lagoas, Ponta Porã, Paranaíba, Aquidauana, Corumbá, Coxim e Nova Alvorada do Sul têm postos de coleta do Hemosul. Endereços, telefones e horários de atendimento podem ser conferidos no site do Hemosul.

Bruno Chaves, Subsecretaria de Comunicação (Subcom)

Foto: Saul Schramm

Deixe seu Comentário