Prefeitura solicita medidas a empresa para eliminar mau cheiro na área urbana

Objetivo não é multar, mas resolver causa do transtorno ambiental

07 FEV 2018Por Mauro Silva08h36

O setor de Vigilância Sanitária da Prefeitura de Sidrolândia recebeu diversas queixas de munícipes a respeito do odor que recentemente tem infestado o perímetro urbano, em princípio atribuído à entrada em operação do Frigorífico Balbinos, localizado ao final do Jardim Paraíso.

 

Ato contínuo às reclamações, o setor procurado encaminhou o caso também à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente para as devidas providências, em razão do transtorno atingir proporções que exigem a participação da esfera ambiental.

 

A partir daí, técnicos dos setores sanitário e ambiental da Prefeitura encaminharam no dia 9 de janeiro um relatório ao frigorífico. O documento foi recebido pela direção da empresa no dia 16 do mês passado.

 

A resposta ao relatório deve ser dada em um prazo de 30 dias, ou seja, até 16 de fevereiro, com informações sobre como está sendo feito o tratamento dos resíduos na empresa.

 

Posteriormente, equipe técnica da Prefeitura pretende se reunir com a direção da unidade para a definição da ação a ser tomada para eliminar o mau cheiro. Conforme a área ambiental da Municipalidade, há algumas hipóteses, porém ainda não é preciso apontar a que está causando o problema.

 

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo procurou pela direção do frigorífico para tratar do caso, já que a ideia central não é aplicar multa neste primeiro momento, mas sim, resolver o contratempo.

 

A administração entende que a empresa contribui economicamente com o município, e por isso é um importante parceiro na geração de empregos para a população. Sendo assim, o consenso é prioridade, na convicção de que tudo se resolva da melhor maneira para munícipes e frigorífico.

 

O prazo dado pela Prefeitura é necessário para que as adequações ocorram.

 

O Poder Público municipal entende que deve tornar pública a providência que tomou em relação ao episódio, por ser relevante para a coletividade, e em respeito aos cidadãos que procuraram pelo setor competente para formalizar a reclamação.

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