Qual é a diferença entre socialismo e comunismo?

29 NOV 2016Por Metropolitana09h21

Embora o senso comum diga que são a mesma coisa, o professor de história diz que o socialismo e o comunismo são coisas bem diferentes.

Sabe aquela galera no Facebook que fica comentando “ah, seus comunistas” e blablabla? Esse post é pra essas pessoas. Porquê vocês tão chamando errado. O certo nesse caso é “seus socialistas”. Pois é, o certo não tem tanto impacto.

 

Resultado de imagem para socialista x comunista

Símbolo do comunismo

 

Mas por que, vocês perguntam. E eu respondo:

O socialismo é como se fosse o “passo 1” para o comunismo. Não tem um, sem outro. É como fazer um bolo: se você não assar, não tem bolo. No socialismo, a comunidade se organizaria para produzir juntas tudo que é necessário para se viver, e distribuir entre as pessoas. Por exemplo, em Jogos Vorazes, todos do distrito 11 se juntam para produzir a plantação. Agora imagina que aquilo que eles fizessem fossem para eles, e não para a galera da Capital. Tem-se aí uma produção socialista. 

 Já no comunismo, a história é diferente: a você pertence o que você produz. É como se fosse uma sociedade inteiramente artesã. Na sociedade capitalista, se você produz uma cadeira manualmente, é sua para fazer o que quiser, assim como no comunismo. Mas se você trabalhar em uma fábrica de cadeiras e fizer uma cadeira lá, ela pertence à fábrica, que em contrapartida te paga um salário. 

Há também outros aspecto: no socialismo há um Estado absolutista. No comunismo não há Estado. No comunismo também não haveria moeda. Já no socialismo, há moeda, e há propriedade estatal. 

 

Resultado de imagem para artesão

O que você produz pertence a quem?

 

Agora, quando você ouvir mais alguém dizendo “vai pra Cuba, comunista”, pode intervir e corrigir. Porque simplesmente nunca na história dessa indústria vital houve um país comunista. E sim, países socialistas. Isso porque é quase impraticável haver o comunismo se não for unânime. Porque o resto do mundo ainda usa moedas e o sistema capitalista. É como querer jogar xadrez quando todos querem jogar futebol. 

E para chegar lá, comofas? Simples: VIVA LA REVOLUCIÓN! Para um país virar comunista, então, antes tem que ser socialista. Para isso, precisa haver uma revolução do proletariado contra os chefões, os governantes, e principalmente, contra o capitalismo. Há um golpe de estado, que derruba os governantes vigentes, e a tomada de poder. 

Resultado de imagem para che guevara

Che Guevara, líder da revolução comunista de Cuba

Deixe seu Comentário