Rodrigo Vaz: "O Procon defende os direitos do consumidor"

O coordenador de fiscalização esclarece qual é a assistência efetiva que o órgão presta ao consumidor

01 FEV 2019Por Jota FM/Adriana Mantarro08h12

O Coordenador de Atendimento, Orientação e Fiscalização do PROCON/MS, Rodrigo Bezerra Vaz foi o entrevistado desta quinta-feira (31 de janeiro) do programa Ronda do MS, e explicou sobre os direitos do consumidor.

O advogado Rodrigo Bezerra Vaz exerce a função de coordenador de atendimento, orientação e fiscalização do Procon/MS (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) e esclareceu qual é a assistência efetiva que o órgão presta ao consumidor:

“Somos vinculados à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, e agimos como um instituto de caráter jurídico do direito público. Prestamos atendimento gratuito a todas as pessoas que tenham problemas no mercado de consumo, tais como produtos ou serviços”.

Rodrigo relata que a maioria dos acordos mediados pelo Procon e firmados entre clientes insatisfeitos e empresas são efetivamente cumpridos:

“As reclamações registradas são seguidas de audiências de conciliação entre fornecedores e consumidores para evitar que se chegue ao judiciário. Caso não seja possível o entendimento, o processo administrativo poderá resultar na aplicação de sanções às empresas, sendo a multa a mais comum delas”.

Rodrigo recomenda que os consumidores se protejam dos valores abusivos praticados pelos estabelecimentos realizando pesquisas comparativas:

“Nós também elaboramos pesquisas de preço, qualidade de produtos e serviços. Informamos o consumidor acerca dos melhores preços praticados no mercado e da qualidade de produtos e serviços”.

Para maiores informações o Procon disponibiliza o telefone 151 e o site www.procon.ms.gov.br

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