Sidrolândia adere ao dia nacional de combate ao Aedes Aegypti, “Sexta sem Mosquito”

02 DEZ 2016Por Guilherme Feitosa15h25

O ministro do Gabinete de Segurança Institucional, Sérgio Etchegoyen, esteve presente em Campo Grande para o lançamento da campanha ao combate contra o mosquito Aedes Aegypti. Além do ministério da saúde, estiveram presentes representantes da sociedade política sul mato-grossense.

O secretariado de todos os municípios do estado foi convocado a estarem presentes para acompanhar os projetos e estratégias no combate ao mosquito. A secretária municipal de saúde em Sidrolândia, Leila Couto, esteve na reunião e traz para o município novas práticas de combate a proliferação do Aedes.

“O movimento deve fazer uma varredura minuciosa nas repartições públicas e áreas públicas, por onde deve começar a ação, bem como residências e praças. O principal objetivo da ação é impedir epidemias das doenças provocadas pelo inseto”, afirmou a secretária.

A “Sexta sem Mosquito” deve mobilizar todos os agentes para realizar trabalhos de extinção ao mosquito nas casas e entorno. Mas de acordo com informações dos agentes do controle de vetores, a maior dificuldade enfrentada é a conscientização dos munícipes em aderir ao movimento.

Os problemas vão desde um simples amontoado de sujeira ou latas, até pneus largados em beira de calçadas, sabendo que o mosquito utiliza reservatórios de água parada para a procriação.

“O foco principal é a capacidade que a área publica, de mobilizar a sociedade organizada numa ação de conscientização e enfrentamento ao Aedes Aegypti. Este é o nosso esforço, somente a equação financeira não resolve”, afirmou Nelson Tavares, secretário estadual de saúde.

A orientação é para que os moradores antecipem os trabalhos dos agentes, recolhendo lixo, latas abertas ou qualquer material que acumule água. E que recebam os agentes com bom gosto de participar, já que a ação levará os combatentes aos bairros todas as sextas-feiras.

Neste dia nacional de combate ao mosquito Aedes Aegypti, a equipe de controle dos vetores esteve realizando panfletagem educativa na cidade para alertar os cidadãos, e apresentar o projeto. Mercado Sidrolândia, Nutrimais, Mercado Serve Bem, Bancos do Brasil e Bradesco, além das casas lotéricas Loterândia e Mato Grosso, foram os pontos de distribuição.

“Unindo a população e os agentes controladores, não daremos asas a esse mosquito”, finalizou um dos agentes.

Deixe seu Comentário