Ordem do Dia: Mudança nos critérios para doação de sangue no Estado será arquivada

06 FEV 2020Por Christiane Mesquita12h01

Os deputados da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) apreciaram em segunda discussão durante a Ordem do Dia desta quinta-feira (6) o Projeto de Lei 184/2019, de autoria do deputado João Henrique (PL), que dispõe sobre a coleta do sangue, seus componentes e derivados, em Mato Grosso do Sul. O projeto foi debatido e posteriormente foi rejeitado pela maioria dos parlamentares e será então arquivado.

Defendendo sua proposta, João Henrique argumentou que sua aprovação permitiria o combate ao preconceito existente nos critérios para a coleta de sangue. “Adotando as evidências científicas na triagem clínica do doador, não haverá então exclusão por qualquer tipo de preconceito, incluindo a orientação sexual. Eu doo sangue desde os 18 e para mim sangue é vida, não importa de qual a orientação ele saia”, destacou o parlamentar.

O deputado Barbosinha (DEM) explicou que esses critérios fazem parte da legislação federal. “Embora eu concorde quase que na integralidade que tenhamos mecanismos não discriminatórios, é inegável que essa matéria seja de competência exclusiva da legislação federal. E apesar da competência concorrente, não podemos contrariar o que já está disposto, podemos suplementar a norma nacional, até para a segurança de todos”, relatou.

Concordando com a opinião de Barbosinha, o deputado Gerson Claro (PP) considerou o assunto muito importante para o debate em plenário. “Existem coisas que podemos, mas não devemos fazer nesta Casa de Leis sem um aparato técnico o tratamento diferente de outros estados da federação sobre os critérios para a doação de sangue no Estado”, ponderou.

Deixe seu Comentário

Leia Também