Coronel David valoriza a importância da criação da Polícia Penal no Brasil

04 DEZ 2019Por Taciane Peres - DRT 512/MS15h11

“Parabéns aos novos policiais penais que entraram para a história da segurança pública no Brasil”. Destacou Coronel David com a promulgação da Emenda Constitucional 104/2019, realizada na manhã desta quarta-feira (4), pelo Congresso Nacional criando as polícias penais federal, dos estados e do Distrito Federal.

Com a emenda, o quadro das novas polícias penais será formado pela transformação dos cargos isolados ou dos cargos de carreira dos atuais agentes penitenciários, ou equivalentes, e também pela realização de concurso público. A nova polícia será vinculada ao órgão administrador do sistema penal da unidade federativa a que pertencer.

“Sempre fui apoiador dos policiais penais que exercem uma atividade de risco tão importante para a persecução penal e para a sociedade brasileira, mantendo os criminosos atrás das grades. Agora, o poder de polícia será reconhecido e alterado na Constituição Federal, dando mais autonomia àqueles que fazem a segurança dentro dos presídios”, frisou o parlamentar.

Com essa autonomia será possível, por exemplo, exercer maior autoridade sobre a massa carcerária, inclusive, com investigações em torno das facções criminosas que agem a partir dos estabelecimentos prisionais, apuração de outros crimes, busca a presidiários evadidos e com quebra de monitoramento eletrônico, além de outras ocorrências.

A Polícia Militar, por exemplo, será dispensada da atuação no sistema penitenciário. Até mesmo a Polícia Civil, acionada em casos de mortes, terá atuação mais limitada, tornando isso uma atribuição da nova polícia.

Deixe seu Comentário

Leia Também