Programa Vida Saudável fala sobre terapia manual na próxima semana

06 DEZ 2019Por Juliana Turatti16h45

O programa Vida Saudável da próxima segunda-feira (9), irá falar sobre a terapia manual, que tem como principal foco o tratamento da dor. Para esclarecer o assunto, o entrevistado é o fisioterapeuta João Leite Pereira Júnior, que é pós-graduado em Gerontologia e com formação em Terapia Manual.

“Terapia manual é um conjunto de técnicas fisioterapêuticas aplicadas com o objetivo de prevenir, reduzir sequelas ou curar quaisquer tipos de enfermidade de origem ortopédica”, explica o fisioterapeuta.  O objetivo das técnicas de terapia manual aplicadas sobre os tecidos musculares, ósseos, conjuntivos e nervosos é obter de forma direta ou reflexa reações fisiológicas que equilibram e normalizam as diversas alterações musculares, osteoarticulares, orgânicas e funcionais, assim como suas manifestações dolorosas.

Um dos princípios da terapia manual é o de que o paciente deve ser avaliado como um todo, investigando dores e disfunções, detectando anormalidades do movimento, testando tecidos estruturais anatômicos para formar um programa de tratamento relacionado diretamente com os achados da avaliação. O sistema musculoesquelético subdivide-se em componentes musculares, articulares e neurais, e, para cada um desses sistemas, a terapia manual possui ferramentas específicas para aplicabilidade.

Quer saber mais sobre terapia manual? Então é só acessar o link  e acompanhar o programa da semana da Rádio Assembleia.

Deixe seu Comentário

Leia Também