No esforço para agilizar a efetivação de ações emergenciais de enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19), deputados da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) se reuniram, na tarde desta terça-feira (24), com o governador Reinaldo Azambuja. Participaram do encontro, realizado na governadoria, o presidente da Casa de Leis, Paulo Corrêa (PSDB), e os parlamentares que integram a comissão especial constituída para acompanhar as medidas tomadas pelo Executivo no combate à pandemia.
“Estamos tomando todas as providências para ajudar o governador Reinaldo Azambuja no enfrentamento ao coronavírus, para que as ações do Executivo tenham o respaldo nesta comissão da Assembleia Legislativa”, disse Paulo Corrêa. O parlamentar informou que a comissão especial é presidida por Lucas de Lima (Solidariedade), tem como vice-presidente o deputado Pedro Kemp (PT) e como membros Neno Razuk (PTB), Barbosinha (DEM) e Professor Rinaldo (PSDB). Todos esses parlamentares estiveram na reunião, além do deputado Antônio Vaz (Republicanos), presidente da Comissão Permanente de Saúde da ALEMS, e do secretário de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel
Paulo Corrêa destacou a agilidade do Parlamento Estadual para combater o avanço da pandemia, mencionando a votação, na sexta-feira (20), do Decreto 620/2020, que instaura o Estado de Calamidade Pública em Mato Grosso do Sul e a criação da comissão para acompanhar as ações do governo estadual. O parlamentar também comentou ser importante que alguns setores essenciais da economia não parem suas atividades para não intensificar a crise. “A população precisa entender a necessidade de algumas atividades continuar funcionamento”, disse. A paralisação de setores, como a indústria, pode desembocar em crise de desabastecimento, o que intensificaria a gravidade instalada com o coronarívus, conforme explicou o presidente da ALEMS.
O governador Reinaldo Azambuja destacou o papel desempenhado pelo Legislativo na implementação de medidas de enfrentamento ao novo coronavírus. “Hoje, na reunião dos governadores com o presidente da República, eu percebi a importância do nosso Poder Legislativo. A Assembleia nos tem dado ferramentas necessárias para não deixar o Estado quebrar”, destacou em menção à videoconferência, realizada na manhã desta terça-feira, entre o presidente Jair Bolsonaro e os governadores das regiões Sul e Centro-Oeste. “Vi que outros estados não têm mais condições de pagar salários, de pagar fornecedores”, detalhou.
O diálogo entre o Executivo e Legislativo tem sido permanente, de acordo com o governador. “Trocamos informações, debatemos, escutamos para termos as respostas para atender a nossa população de Mato Grosso do Sul”, afirmou o governador. “O sofrimento é de todos. Temos, então, que tentar diminuir, o máximo possível, os problemas causados [pela pandemia] para a sociedade. Neste sentido, é fundamental o diálogo com a Assembleia Legislativa neste momento”, concluiu.
CAARAPO Vereadores Nilsinho e João Paulo participam da entrega da revitalização do CMEI Armando Campos Belo
CAARAPO Casal é preso suspeito de furtar mais de R$ 200 em produtos de supermercado
Obras Papy cobra modernização do tapa-buracos em Campo Grande
ENTREVISTA Cooperativismo amplia renda no interior de MS, segundo Celso Régis