A Semana Estadual de Combate à Pedofillia, implantada pela Lei 3.707/2009, de autoria do deputado Professor Rinaldo (Podemos), foi lembrada durante a sessão ordinária desta quarta-feira (11).
Em seu discurso, o parlamentar disse que a vítima de pedofilia tem desrespeitados seus direitos à saúde, à vida e à dignidade.
“A criança vítima de pedofilia tem seus direitos violados, tem atacada drasticamente sua autoestima e apresenta sequelas para toda a vida. Além disso, as estatísticas mostram que há tendência de que a vítima de abuso sexual na infância se torne um abusador na idade adulta”, destacou o autor da lei.
Professor Rinaldo chamou atenção para os sinais físicos que indicam o abuso sexual. Os mais comuns são: medo, lesões, mudança de comportamento, ganho ou perda de peso, sono perturbado e agressividade.
“95% dos casos desse tipo de violência contra menores são praticados por pessoas conhecidas das crianças e, em 65% deles, há participação de pessoas do próprio grupo familiar. O abusador manipula emocionalmente, o que pode levar ao silêncio da vítima por sensação de culpa”, disse.
A Semana Estadual tem por objetivo a conscientização, por meio de procedimentos informativos, educativos e organizativos, para que a sociedade venha conhecer melhor o assunto e debater iniciativas de combate à pedofilia. Qualquer cidadão pode denunciar o crime pelo Disque 100 ou pelo 190 (Polícia Militar).

Aparecida do Taboado Sindicato Rural de Aparecida do Taboado promove curso de operação de drones
Inocência Ferrovia da Arauco avança em Inocência e começa a receber 95 mil dormentes
Aparecida do Taboado Agentes realizam borrifação contra o mosquito da dengue no Cidade Nova
Aparecida do Taboado Venda de sushi beneficente em prol da Capela São Sebastião segue até domingo