Governo de Mato Grosso do Sul propõe lei para contratação de bombeiros militares temporários

"Coronel Frederico Reis Pouso Salas, comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul, discute os benefícios do projeto de lei

07 JUL 2024 Por Redação Ap.Taboado 11h00

O Governo de Mato Grosso do Sul encaminhou à Assembleia Legislativa um projeto de lei pioneiro no país, visando a criação do quadro de bombeiros militares temporários. A iniciativa, que atende a um pedido do Corpo de Bombeiros Militar do estado, está alinhada com a lei federal nº 14.751, de dezembro de 2023, que estabelece diretrizes para as Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares.

Segundo o comandante do CBMMS, coronel Frederico Reis Pouso Salas, o objetivo é fortalecer a capacidade de resposta da corporação diante de emergências. O projeto prevê a contratação temporária por até sete anos, com ingresso mediante processo seletivo simplificado e treinamento específico.

"A proposta visa implementar efetivamente os princípios da temporariedade na nossa corporação, seguindo os moldes da legislação federal recente. Se aprovado, Mato Grosso do Sul poderá ser pioneiro na adoção dessa modalidade de carreira temporária entre os estados brasileiros", afirmou o coronel Frederico Reis.

A matéria agora aguarda avaliação dos parlamentares estaduais, com potencial para reforçar o contingente e a eficiência operacional do Corpo de Bombeiros Militar do estado.

Leia Também