Alojamento da Arauco para 14 mil trabalhadores será construído longe de Inocência

Especialistas apontam possíveis razões para a escolha do local remoto para os alojamentos, como o controle de manifestações trabalhistas

19 DEZ 2024 Por Redação Ap.Taboado 13h01

A multinacional Arauco definiu que o alojamento para os 14 mil trabalhadores temporários que atuarão na construção de sua megafábrica de celulose, em Inocência (MS), será instalado a 40 quilômetros do canteiro de obras e a cerca de 10 quilômetros da área urbana de Inocência.

A decisão contraria o plano inicial, que previa a construção do alojamento próximo ao local das obras. Com um investimento de R$ 25 bilhões, a fábrica será a maior do mundo em produção de celulose, com capacidade para 3,5 milhões de toneladas anuais. A previsão é que entre em operação no segundo semestre de 2027. Até lá, milhares de trabalhadores temporários passarão pela região, mas não permanecerão na área urbana da cidade.


O prefeito de Inocência, Toninho da Cofap, reforçou que o município busca evitar a instalação de grandes aglomerados urbanos próximo à fábrica. Para isso, foi sancionada uma lei que impede a construção de moradias nas proximidades do empreendimento. Apesar de manter os trabalhadores temporários afastados, Inocência já planeja abrigar os cerca de 3 mil funcionários fixos da fábrica e ceder terrenos para a construção de 700 casas pela Arauco.


Especialistas apontam possíveis razões para a escolha do local remoto para os alojamentos, como o controle de manifestações trabalhistas e a manutenção de uma certa proximidade com a cidade para atender às necessidades básicas dos operários. Enquanto isso, a terraplanagem no canteiro de obras segue em ritmo acelerado, com a instalação dos equipamentos prevista para meados de 2025.

Leia Também