MS registra quase 4 mil casos confirmados de dengue em 2025

Estado já soma 10 mortes e intensifica vacinação entre crianças e adolescentes

04 MAI 2025 Por Redação Jota FM 99.5 14h00

Mato Grosso do Sul enfrenta um avanço preocupante da dengue em 2025. De acordo com o boletim da 17ª semana epidemiológica, divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) na última semana  já são 10.178 casos prováveis e 3.987 confirmações da doença no estado. Até agora, foram registrados 10 óbitos, enquanto outros 6 ainda estão em investigação.

As mortes ocorreram em municípios como Inocência, Três Lagoas, Nova Andradina, Aquidauana, Dourados, Ponta Porã, Coxim, Iguatemi, Paranhos e Itaquiraí. Entre as vítimas, quatro apresentavam comorbidades, o que agrava o risco de complicações da doença.

Para conter a proliferação do vírus, a vacinação segue em andamento. Já foram aplicadas 156.182 doses em Mato Grosso do Sul, dentro do total de 241.030 doses recebidas do Ministério da Saúde. O público-alvo são crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, faixa etária que registra o maior número de hospitalizações por dengue.

Em paralelo, os casos de Chikungunya também preocupam: já são 8.118 casos prováveis, com 1.874 confirmações e 5 óbitos em municípios como Dois Irmãos do Buriti, Vicentina, Naviraí e Terenos. A SES alerta para a importância de evitar automedicação e recomenda procurar imediatamente uma unidade de saúde ao surgirem sintomas.

Leia Também