Mato Grosso do Sul enfrenta um quadro preocupante no combate às arboviroses. De acordo com o boletim da 30ª semana epidemiológica, divulgado nesta sexta-feira (1º) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), o estado já soma 13.666 casos prováveis de dengue em 2025, sendo 7.636 confirmados e 17 mortes registradas. Outros sete óbitos seguem em investigação.
Mesmo diante do avanço da doença, algumas cidades têm se destacado pela baixa incidência de casos nos últimos 14 dias. Entre elas estão Aparecida do Taboado, Paraíso das Águas, Inocência, Costa Rica, Chapadão do Sul, Três Lagoas, Campo Grande e mais 15 municípios. O desempenho chama atenção, especialmente em regiões com intenso fluxo populacional e crescimento econômico, como Costa Rica e Três Lagoas.
As 17 mortes confirmadas ocorreram em diferentes municípios, incluindo Inocência, Três Lagoas, Aquidauana, Dourados, Ponta Porã, Aparecida do Taboado e Campo Grande. Segundo a SES, seis das vítimas tinham comorbidades, fator que agrava os riscos da doença.
Vacinação avança no estado
A campanha de vacinação contra a dengue segue em andamento. Até o momento, foram aplicadas 181.578 doses, de um total de 241.030 enviadas pelo Ministério da Saúde. A imunização é voltada principalmente para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, faixa etária que concentra o maior número de internações.
Chikungunya também preocupa
Além da dengue, a Chikungunya segue em alta no estado, com 13.613 casos prováveis e 6.629 confirmações. Entre os infectados estão 70 gestantes, o que reforça a necessidade de atenção especial. A doença já provocou 16 mortes, a maioria de pacientes com comorbidades, em cidades como Dourados, Iguatemi, Maracaju, Naviraí e Vicentina.
A SES reforça o alerta à população: em caso de sintomas como febre, dores no corpo ou manchas na pele, a recomendação é procurar imediatamente uma unidade de saúde e evitar a automedicação. A colaboração da sociedade é considerada fundamental para combater a proliferação do mosquito e reduzir os impactos das doenças.

Aparecida do Taboado Projeto Arco Vivo se apresenta no Paço Municipal
Santa Fé do Sul Programa Guri comemora 20 anos em Santa Fé do Sul
Aparecida do Taboado Inclusão digital para pessoas 60+ em Aparecida do Taboado
Aparecida do Taboado Sarau Literocultural Encantos chega à segunda edição em Aparecida do Taboado