Odor insuportável: vistoria confirma denúncias contra estação de esgoto em Paranaíba

Laudo da Polícia Militar Ambiental aponta falhas na manutenção da ETE; caso é investigado pelo Ministério Público

15 AGO 2025 Por Evilin Flausino 10h49

Uma vistoria realizada pela Polícia Militar Ambiental em maio confirmou as denúncias de moradores de Paranaíba sobre o mau cheiro intenso e a emissão de fumaças e gases prejudiciais à saúde na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do município.

O laudo técnico, encaminhado ao Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), apontou que a unidade não é mantida de forma adequada.

A apuração começou a partir de uma ação civil que já havia obrigado a Sanesul a indenizar moradores afetados pelo mau funcionamento da ETE. Durante a vistoria, também foi registrado vazamento de esgoto na Rua Laurentino Francisco Amaral, no bairro Vila Salomé.

Mesmo após comunicar que realizaria melhorias na cortina arbórea e manutenções preventivas, a Sanesul não respondeu aos questionamentos feitos pela 1ª Promotoria de Justiça de Paranaíba, o que levou o MP a converter o procedimento em inquérito civil.

Outro lado
A Sanesul informou estar ciente do inquérito e manter diálogo com os órgãos de fiscalização. A empresa afirmou ainda que executa ações corretivas e preventivas para aprimorar o funcionamento da ETE e reforçou seu compromisso com a qualidade do serviço e a preservação ambiental.

Leia Também