Estudantes da Escola Sesi de Aparecida do Taboado conquistaram o primeiro e o segundo lugares em suas respectivas categorias na FECITEL, a Feira de Ciência e Tecnologia do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). O evento foi realizado no campus de Três Lagoas, no dia 2 de outubro, e contou com projetos desenvolvidos por alunos de diferentes áreas do conhecimento.
As premiações foram conquistadas pela equipe de robótica Alphadroid’s, com trabalhos que demonstram como a tecnologia pode contribuir para solucionar problemas reais, desde o uso mais eficiente da água na agricultura até a exploração de ambientes de difícil acesso.
O primeiro lugar na categoria Ciências Agrárias e Engenharia ficou com o projeto C.A.M.P.O., sigla para Controle Automatizado de Monitoramento para Plantio Otimizado. Desenvolvido pelos estudantes Emanuelly Romano Nalini, Noslid Silva Yllana Junior e Lucas Sales Queiroz Silva, o sistema propõe automatizar processos de irrigação para reduzir o desperdício de água e melhorar a eficiência no cultivo.
A tecnologia utiliza parâmetros climáticos e temporais previamente programados para controlar a irrigação, diminuindo a necessidade de intervenções manuais. A proposta foi pensada especialmente para pequenos agricultores, produtores de hortifrúti e iniciativas de reflorestamento. O projeto teve orientação dos professores Mohab Angelo Pedroso e Helena de Araújo.
Segundo os estudantes, a ideia é demonstrar que soluções tecnológicas de baixo custo podem contribuir para uma agricultura mais sustentável, com melhor aproveitamento dos recursos hídricos.
Outro destaque foi o projeto ALPHATELLOS, que conquistou o segundo lugar na categoria Melhor Projeto do Ensino Fundamental da FECITEL. O trabalho também obteve o segundo lugar na categoria Engenharias da MOTIC, a Mostra de Tecnologia e Inovação com Ciências, realizada em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul.
Desenvolvido pelos estudantes Bianca de Souza Martins, Eduardo Rodrigues de Abreu e Theodoro de Paula Camilo, o projeto consiste em um robô explorador de baixo custo, com potencial de utilização em pesquisas arqueológicas em locais de difícil acesso. A equipe adaptou componentes do kit educacional LEGO Mindstorms EV3 e incorporou recursos como câmera, sensores de temperatura, pressão e luminosidade, além de GPS.
Durante o desenvolvimento, os alunos realizaram testes de mobilidade em diferentes tipos de terreno para avaliar o funcionamento do protótipo e suas possibilidades de aplicação.
As conquistas evidenciam o trabalho de pesquisa realizado pelos estudantes e a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula e nas atividades de robótica. Com orientação dos professores Mohab Angelo Pedroso e Helena de Araújo, os projetos mostram como a criatividade e a investigação científica podem resultar em propostas voltadas à sustentabilidade e à inovação.
Os resultados também colocam em evidência a participação dos alunos de Aparecida do Taboado em eventos científicos e tecnológicos, valorizando o protagonismo estudantil e o desenvolvimento de soluções que podem contribuir para diferentes setores da sociedade.

Aparecida do Taboado Bairro São João avança na preparação das ruas para receber pavimentação em Aparecida do Taboado
Aparecida do Taboado Outubro Rosa registra 108 exames preventivos em Aparecida do Taboado
Paranaíba Homem sobe no telhado para escapar de ameaças do enteado em Paranaíba
Santa Fe do Sul Operação policial prende suspeitos por tráfico de drogas em Santa Fé do Sul