Dra. Eliane Cervantes, Médica Nutróloga, participou do Programa Ronda da Cidade.

Discorreu sobre a função de um Médico Nutrólogo e passou algumas dicas de alimentação saudável.

17 JAN 2022Por Celso Albuquerque / Jota FM 99,507h46

Dra. Eliane Cervantes, Médica Nutróloga, da cidade de Jales/SP., formada há 20 anos pela Faculdade de Medicina de Mogi das Cruzes e com Residência Médica no Hospital das Clínicas de São Paulo, participou do Programa Ronda da Cidade, da Rádio JOTA FM, 99.5, na manhã desta segunda-feira (17), sendo entrevistada pelo apresentador do Programa, o radialista Celso Albuquerque.

Dra. Eliane falou qual é a função do Médico Nutrólogo.

Principais doenças tratadas por um Médico Nutrólogo.

Comentou sobre o tratamento e prevenção do diabetes e a crescente obesidade nos dias atuais.

O acúmulo de gordura no fígado, tecnicamente chamado de esteatose hepática, é um problema bastante comum que pode ser causado por fatores de risco como obesidade, diabetes, colesterol alto e consumo excessivo de bebidas alcoólicas.

Apesar de nem sempre existirem sintomas, é possível que algumas pessoas sintam dor no lado direito do abdômen, barriga inchada, enjoos, vômitos e mal-estar geral. Na presença desses sintomas, deve-se consultar um médico para realizar exames que avaliam o funcionamento do fígado e a gravidade da doença.

A gordura no fígado pode ser controlada com alterações na dieta e a prática regular de exercício físico, sendo importante seguir o tratamento adequado para evitar complicações como a cirrose.

O tratamento envolve a redução dos fatores de risco, como a obesidade, por meio de um programa de dieta e exercício. Em geral, é uma doença benigna, mas, em uma minoria de pacientes, pode evoluir para insuficiência hepática (cirrose).

Assim, além de avaliar a quantidade de gordura no órgão, também é importante verificar a presença de inflamação, pois ela é a principal causa da morte das células deste órgão. Para avaliar a progressão da doença, o médico pode indicar a relização da elastografia hepática, que é um exame rápido e sem dor e que é bastante eficaz no acompanhamento da pessoa com doença hepática.

Dra. Eliane, passou aos ouvintes do Programa, algumas dicas de alimentação saudável, sem o uso de açúcar, consumo de bebidas alcóolicas e ingestão de carbohidratos com moderação.

Esclareceu que os alimentos ricos em carbohidratos, como pão, cereais, arroz e todas as massas, são uma importante forma de energia para o organismo. No entanto, quando consumidos em excesso, eles aumentam a quantidade de gordura corporal, pois o excesso de carbohidratos é armazenado no organismo como forma de gordura.

Assim, é importante não exagerar na ingestão deste tipo de alimentos, sendo recomendado comer somente entre 200 a 300 gramas de carbohidratos por dia, o que é facilmente atingido se comermos arroz no almoço e ao jantar, um pão francês e bolachas ao longo do dia.

Fazer uma dieta com baixo teor de carbohidratos é uma excelente forma de emagrecer, sendo uma boa maneira de aumentar a massa muscular.

Finalizou agradecendo a Equipe de jornalismo da Rádio JOTA FM, 99.5, pela abertura do espaço para estar levando à comunidade aparecidense, importantes informações da área da saúde e concluiu colocando-se à disposição da Emissora.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também