Com uma população de 27 mil habitantes, Aparecida do Taboado recebeu a procuradora regional do Trabalho, Simone Beatriz Assis de Rezende, para uma série de visitas entre 27 e 29 de maio. A iniciativa, parte do projeto Resgate a Infância do Ministério Público do Trabalho (MPT), visou fortalecer
A procuradora Simone Rezende enfatizou a importância de incluir o tema nas agendas das entidades, fortalecer a colaboração entre agentes do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente, realizar capacitações e campanhas educativas. Dados do Censo Demográfico 2010 revelaram que 18,9% das crianças e adolescentes de 10 a 17 anos em Aparecida do Taboado estavam ocupados. Em 2021, o município implementou um Plano Municipal de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, promovendo ações intersetoriais e articuladas para combater essa prática ilegal.
As visitas foram precedidas por audiências virtuais em abril com gestores públicos e representantes do Sistema de Justiça, para apresentar o projeto e sua metodologia. O objetivo final é garantir que crianças e adolescentes tenham um futuro digno e livre da exploração.