Mato Grosso do Sul registra mais de 5 mil casos confirmados de dengue em 2025

Boletim da Secretaria de Saúde aponta 12 mortes confirmadas,vacinação avança entre crianças e adolescentes

02 JUN 2025Por Redação Jota FM 99.508h11

Mato Grosso do Sul já contabiliza 12.888 casos prováveis de dengue, sendo 5.117 confirmados em 2025, segundo o mais recente boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) nesta quarta-feira (28). O documento corresponde à 21ª semana epidemiológica e aponta também a confirmação de 12 óbitos em decorrência da doença, enquanto outros 8 estão em investigação.


Entre os municípios com registros de mortes estão Inocência, Três Lagoas, Nova Andradina, Aquidauana, Dourados, Ponta Porã, Coxim, Iguatemi, Paranhos, Itaquiraí, Naviraí e Água Clara. Quatro das vítimas apresentavam comorbidades, fator de risco que agrava os sintomas da doença.Apesar do número expressivo de casos, 20 municípios do Estado apresentaram baixa incidência nos últimos 14 dias, entre eles Cassilândia, Sonora, Maracaju, Bela Vista, Mundo Novo, Sidrolândia e Dourados.


Vacinação avança, mas cobertura ainda está em construção. A vacinação contra a dengue está sendo aplicada em crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, público mais vulnerável a internações por complicações da doença. Até o momento, 167.101 doses do imunizante já foram aplicadas. O Estado recebeu do Ministério da Saúde um total de 241.030 doses. O esquema vacinal exige duas aplicações com intervalo de três meses entre elas. 


Chikungunya também preocupa: 6 óbitos confirmados. Além da dengue, a Chikungunya também apresenta números preocupantes. O Estado registrou 11.003 casos prováveis, com 3.126 confirmações no sistema SINAN. Foram confirmadas 6 mortes pela doença nos municípios de Dois Irmãos do Buriti, Vicentina, Naviraí, Terenos e Fátima do Sul. Assim como na dengue, quatro vítimas apresentavam comorbidades. Há também 31 casos confirmados em gestantes.
A SES reforça que a automedicação é desaconselhada. Em caso de sintomas como febre, dores no corpo, nas articulações ou manchas na pele, a orientação é procurar imediatamente uma unidade de saúde.

Deixe seu Comentário

Leia Também