Ouvinte reclama sobre a falta de fiscalização no trânsito em Aparecida do Taboado

Alta velocidade e falta de sinalização de veículos acoplados gera riscos a população

12 MAI 2022Por com informações autopapouol.com.br15h05

No Jornal Ronda do MS desta quinta-feira, o ouvinte "JA" de Aparecida do Taboado, enviou sua reclamação sobre os veículos com carretinhas acopladas que transitam pelas ruas da cidade.

Segundo "JA" as carretinhas além de não terem sinalização exigida por lei, ainda seus motoristas não respeitam o limite de velocidade uma vez que, um carro com reboque deixa de ser considerado carro de passeio (veículo leve) e passa a ser considerado veículo pesado.

Outra reclamação do ouvinte foi com relação aos entregadores de supermercados, empresas de gás de cozinha, que tem carretinhas acopladas a suas motos e transitam pelas calçadas atrapalhando e colocando em risco a vida dos pedestres, uma vez que calçada não é local para transitar veículos automotores.

Confira as regras definidas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) abaixo:

Limite de velocidade com reboque

Muitos motoristas não sabem, mas um carro com reboque deixa de ser um “veículo leve” e passa a ser considerado um “veículo pesado”. Por isso, o limite de velocidade que o carro com carretinha deve seguir é menor do que o acostumado.

A explicação para a afirmação está publicada na Resolução nº 396 do Contran, que diz, no artigo 8:

§ 2º ‘VEÍCULO LEVE’ tracionando outro veículo equipara-se a ‘VEÍCULO PESADO’ para fins de fiscalização.

A carretinha – ou reboque, como é tratado pelo Código Brasileiro de Trânsito (CTB) – é o veículo usado com o objetivo de transportar volumes além da capacidade do seu porta-malas ou caçamba. Para o seu uso, devem ser obedecidas diversas leis de trânsito.

E justamente por serem reconhecidos como veículos, as carretinhas precisam atender a regulamentações similares as dos carros: precisam ser registrados no Detran local, emplacados e estar com a documentação em dia. Conforme diz o Código de Trânsito Brasileiro (CTB):

Art. 120. Todo veículo automotor, elétrico, articulado, reboque ou semi-reboque, deve ser registrado perante o órgão executivo de trânsito do Estado ou do Distrito Federal, no Município de domicílio ou residência de seu proprietário, na forma da lei.
Art. 121. Registrado o veículo, expedir-se-á o Certificado de Registro de Veículo – CRV de acordo com os modelos e especificações estabelecidos pelo CONTRAN, contendo as características e condições de invulnerabilidade à falsificação e à adulteração.

Equipamentos obrigatórios para reboques

De acordo com o artigo primeiro da Resolução nº 14 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), para circular em vias públicas, os reboques e semi-reboques deverão estar dotados dos equipamentos obrigatórios relacionados abaixo, a serem constatados pela fiscalização e em condições de funcionamento.

  1. Para-choque traseiro;
  2. Protetores das rodas traseiras;
  3. Lanternas de posição traseiras, de cor vermelha;
  4. Freios de estacionamento e de serviço, com comandos independentes, para veículos com capacidade superior a 750 kg e produzidos a partir de 1997;
  5. Luzes de freio de cor vermelha;
  6. Iluminação de placa traseira;
  7. Lanternas indicadoras de direção traseiras, de cor âmbar ou vermelha;
  8. Pneus que ofereçam condições mínimas de segurança;
  9. Lanternas delimitadoras e lanternas laterais, quando suas dimensões assim o exigirem.

Os ouvintes podem participar enviando suas dúvidas, reclamações e sugestões por meio do telefone (67) 99985-1037.

O Jornal Ronda do MS, apresentado por Nelson Feitosa, vai ao ar das 11:00 às 12:00 de segunda a sexta-feira para as nove emissoras da Rede Jota FM de Comunicação.

·        - Pindorama de Sidrolândia Jota FM 100.7

·        - Divisa de Coronel Sapucaia Jota FM 106.5

·        - Difusora de Caarapó Jota FM 99.9

·        - Paiaguás de Glória De Dourados Jota FM 95,5

·        - Vale Jota FM 101.3 Grande Dourados

·        - Rádio Regional Piravevê Jota FM 98,1

·        - Jota FM 92.3 Selvíria

·        - Rádio Cidade Jota FM 99.5 de Aparecida do Taboado.

·        - Central JOTA FM 98.3 de Cassilândia

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também