Paranaíba foi selecionada como um dos três municípios de Mato Grosso do Sul a receber um polo do projeto “Laços de Cidadania: Equoterapia e Inclusão”, iniciativa promovida com o objetivo de ampliar o acesso a serviços terapêuticos gratuitos e especializados. O projeto vai beneficiar especialmente pessoas com deficiência e idosos com baixa mobilidade, utilizando a equoterapia — um método que utiliza cavalos como recurso terapêutico para o desenvolvimento físico, emocional e cognitivo.
Além de Paranaíba, os municípios de Campo Grande e Naviraí também foram contemplados com polos do projeto, totalizando um investimento de R$ 1,4 milhão. A escolha de Paranaíba se deu a partir de um levantamento que identificou falta de oferta de serviços de equoterapia, além da alta demanda reprimida e número significativo de pessoas com deficiência no município.
A instalação dos polos foi formalizada durante evento realizado na Expogrande, em Campo Grande, com a assinatura de convênio entre o Governo do Estado, a Acrissul e os municípios participantes.
Segundo autoridades envolvidas, o projeto representa um avanço na inclusão e qualidade de vida de pessoas com necessidades especiais, sendo considerado um passo importante em direção a uma política pública mais afetiva e acessível no Estado.