Primeiro Posto de Telemedicina do Hospital de Base é instalado em Santa Fé do Sul

Hoje é um daqueles dias que ficam na história de uma cidade e de seu povo e Santa Fé do Sul ganha a partir de hoje um posto avançado de telemedicina.

30 JUN 2022Por Assessoria do Hospital de Base de São José do Rio Preto-SP12h05

O projeto só pôde sair do papel graças a uma parceria entre o Poder Administrativo e a Fundação Faculdade Regional de Medicina (Funfarme), mantenedora do Hospital de Base. Os atendimentos de fato, começam na próxima semana.

Essa é uma parceria  entre a Funfarme e a Prefeitura de Santa Fé que serão responsáveis pela administração do posto, além das despesas como aluguel, energia elétrica, internet e água. 

A contratação de funcionários, como uma auxiliar de limpeza e uma enfermeira assistencial, além da estruturação da sala ficam por conta dessa parceria. 

A unidade está localizada na Rua Três, número 1719, no Centro de Santa Fé do Sul e os atendimentos acontecerão de segunda a sexta-feira.

Esse Posto Avançado de Telemedicina vai ser o responsável por atender pacientes de Santa Fé do Sul que foram atendidos no Hospital de Base e precisem de retorno, evitando assim o desgaste da viagem. 

Santa Fé do Sul recebeu esse projeto porque os pacientes saem da cidade de madrugada para ir às consultas e exames e só retornam à noite, o que torna a rotina cansativa.

"Esse posto de telemedicina mostra mais uma vez o compromisso da Funfarme com toda a comunidade ao nosso redor, não apenas para garantir saúde, mas para proporcionar conforto durante qualquer tratamento, evitando longos deslocamentos necessários. Estamos felizes com mais essa conquista e esperamos que em breve mais pessoas possam contar com esse benefício", afirma a Dra. Amália Tieco, diretora-administrativa do Hospital de Base.

“A ideia é ampliar esses atendimentos por telemedicina, principalmente para pacientes oncológicos. O paciente de câncer faz acompanhamento por cinco anos, e muitas vezes não é necessário vir ao hospital apenas para verificar o resultado de um exame, por exemplo. Seria o caso de ele ser atendido à distância, podendo retornar logo à sua casa, e vir ao hospital somente quando a presença for necessária. Essa é mais uma iniciativa da Funfarme para dar qualidade de vida aos pacientes da região”, afirma Solange Fernandes Cunha, gerente administrativa na Funfarme.

Esse é um projeto piloto que inicialmente funcionará apenas para os moradores de Santa Fé do Sul, mas deverá ser ampliado para a microrregião e também instalado em outros municípios.

O paciente será atendido pelo médico com o qual ele tem retorno marcado, em uma videochamada – o especialista estará no Hospital de Base e a enfermeira que estará no posto será a responsável por dar assistência com os procedimentos necessários, como aferição de pressão arterial e batimentos cardíacos, por exemplo.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também