Foi prorrogado o prazo para os estudantes realizarem a renovação dos contratos do Novo Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). De acordo com a Caixa Econômica Federal, responsável pela operacionalização do programa, os aditamentos podem ser realizados até o dia 30 de junho. Estima-se que cerca de 95 mil estudantes estejam aptos a regularizar a situação contratual.
Os processos de manutenção obrigatória incluem aditamento de renovação semestral, suspensão temporária, transferência de curso ou instituição e encerramento antecipado. Todo o procedimento pode ser feito de forma digital, pelo portal SifesWeb ou pelo aplicativo FIES CAIXA.
Além disso, o calendário para pedidos de dilatação do prazo de financiamento, referente ao segundo semestre de 2025, será aberto no dia 1º de junho e ficará disponível até 15 de julho. A dilatação permite que estudantes que ainda não concluíram seus cursos estendam o prazo de utilização do financiamento. A solicitação deve ser feita pelo aplicativo ou pelo site, e a validação cabe à instituição de ensino do estudante, também pelo portal SifesWeb.
É importante lembrar que, para concluir os trâmites, o estudante precisa estar adimplente com os pagamentos do boleto único. Conforme as regras do Novo FIES, o aditamento semestral é obrigatório e deve ser iniciado pela faculdade, cabendo ao estudante validar a operação.