Sanesul garante que será insignificante esgoto jogado no Rio Paraná

06 FEV 2020Por Flavio Paes15h17

Em resposta aos  questionamentos da Rede Jota FM,  a Sanesul, que vem sendo contestada em Aparecida do Taboado por ter optado por um modelo secundário de emissário, garante: o volume de esgoto que será despejo no Rio Paraná, quando o sistema estiver funcionando,  “será insignificante  perante o  grande volume de água do Rio Paraná. A estatal  garante que este entendimento é sustentado pela própria ANA (Agência Nacional de   Águas)  que a isentou da necessidade de pedir outorga pelo uso de recursos hidricos.

A Câmara  Municipal, que defende a adoção de um modelo  secundário, com três  lagoas decantação antes do esgoto  ser  despejado no rio, promulgou decreto legislativo que proíbe a entrada em operação do novo sistema enquanto o projeto não for alterado.

Na nota a Sanesul dá uma explicação técnica sobre a decisão de optar por este formato de emissário :  “De acordo com bibliografias renomadas, o sistema de tratamento adotado – nível secundário tem a função de intensificar o processo de biodegradação da carga orgânica proveniente do esgoto sanitário. Através deste sistema, é possível retornar este efluente tratado ao meio ambiente, em conformidade com as legislações ambientais vigentes.

Entretanto, mesmo o esgoto sendo tratado conforme as normas ambientais, o Córrego Rondinha não possuía a capacidade de assimilar a carga orgânica remanescente sem alterar sua qualidade, pois é um córrego com baixo volume para tal. Dessa forma, foi necessário optar por outro curso hídrico com maior vazão para receber este efluente tratado, sem que haja alterações significativas em sua qualidade”.  Além disso, destaca que todo o projeto de ampliação deste sistema foi autorizado pelo órgão ambiental estadual, através da Licença de Instalação n° 24/2013.

O emissário terá 7.697,34 metros.  Estão sendo implantados 14.930 metros de rede coletora de esgoto, com investimento de R$ 6,5  milhões. A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) tem capacidade de tratar 20litros por segundo. Após a conclusão das obras, essa  capacidade será de 40 litros por segundo. Será feitas  1.015 ligações domiciliares.

Deixe seu Comentário

Leia Também