A Secretaria de Saúde organizou uma capacitação sobre a Síndrome Pé-Mão-Boca (SPMB) para profissionais da Educação. O evento ocorreu na Sala de Reuniões “Eleonora Camargo de Queiroz”ontem dia 4 de junho, abordando os sintomas, transmissão, diagnóstico, tratamento, medicação e prevenção da doença.
A SPMB é uma doença viral comum, especialmente entre crianças menores de cinco anos, mas que pode afetar adultos. É causada por enterovírus, principalmente o Coxsa/ckievirus A16 e o Enterovirus 71. Os sintomas incluem erupções cutâneas com bolhas nas mãos e pés, febre, mal-estar, diminuição do apetite, dor de garganta, aftas e lesões na boca.
A transmissão ocorre por contato direto com secreções nasais ou saliva de pessoas infectadas, contato com fezes contaminadas, superfícies contaminadas e objetos tocados por infectados. O período de incubação varia de 3 a 7 dias.
Não há tratamento específico para a SPMB, mas os sintomas geralmente melhoram em uma semana. O tratamento é sintomático, com medicamentos para aliviar a febre e a dor, hidratação adequada e cuidados com as lesões bucais.