A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) está com inscrições abertas para o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), destinado a estudantes de licenciatura. Os selecionados receberão uma bolsa mensal no valor de R$ 700.
As inscrições devem ser feitas até o dia 25 de janeiro, e podem participar alunos matriculados em cursos como Artes Visuais, Ciências Biológicas, Educação Física, Filosofia, Física, Matemática, Letras, Pedagogia, Química, entre outros. A atuação no programa inclui participação em subprojetos desenvolvidos em diversas unidades da UFMS, como a Cidade Universitária, a Agência de Educação Digital e a Distância, e os campi de Aquidauana, Coxim, Paranaíba, entre outros.
A diretora de Inovação Pedagógica da Pró-Reitoria de Graduação, Fernanda Malinosky, destacou que o programa valoriza os cursos de licenciatura e contribui para a formação prática dos futuros professores. Em 2024, o Pibid contou com a participação de mais de 575 bolsistas em 11 subprojetos.
Os interessados devem realizar a inscrição pelo Sistema de Informação e Gestão de Projetos e atender aos critérios exigidos, como matrícula ativa em curso de licenciatura, currículo atualizado na Plataforma Capes de Educação Básica, e disponibilidade de, no mínimo, 10 horas semanais para as atividades do programa.