Com o objetivo de oficializar suas atividades, os voluntários do grupo SOS São Francisco realizaram, na noite de quinta-feira (15), uma assembleia geral para a criação formal da associação. O encontro reuniu cerca de 40 pessoas em Aparecida do Taboado, entre elas o presidente da Câmara Municipal, Ber Galter, a vereadora Patrícia da Saúde e a advogada Gláucia Lisboa, que prestou assessoria jurídica e orientou os participantes.
Durante a reunião, foi aprovado o Estatuto Social da entidade e eleita, por aclamação, a diretoria responsável pela condução dos trabalhos. Rita de Cássia Costa Pereira foi escolhida como presidente, tendo como vice Mara Moraes. A tesouraria ficou sob responsabilidade de Zilda Zelanti e Sandra Santos Almeida, e a secretaria será conduzida por Weila Alves Martins e Célia Moraes.
Segundo Zilda Zelanti, os trâmites legais estão em andamento para emissão do CNPJ da associação. Enquanto isso, o grupo mantém suas ações voluntárias de resgate e acolhimento de animais em situação de rua. Atualmente, cerca de 200 cães e gatos são cuidados em lares temporários. Para viabilizar os custos da causa, os voluntários promovem ações beneficentes, como a rifa solidária que será sorteada no dia 12 de junho. O prêmio é uma Airfryer da marca Electrolux, e os números estão sendo vendidos a R$ 10,00. Interessados em colaborar podem entrar em contato pelo telefone (67) 98156-2120.
As atividades do grupo podem ser acompanhadas pelo Instagram: @sos.saofrancisco.