Caarapó deflagra a campanha Novembro Azul

O exame de sangue de PSA é indicado em homens a partir dos 45 anos

09 NOV 2021Por Wander Ferreira12h50

Novembro Azul. Assim é denominada a campanha realizada durante o penúltimo mês do ano, dedicada a alertar a população masculina sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. A campanha reforça ação do município para atenção integral à saúde do homem.

Em Caarapó, a Secretaria Municipal de Saúde já deflagrou a campanha e convida os homens com idade a partir de 40 anos para comparecer às unidades de saúde para formalização dos pedidos de PSA, que é o Antígeno Prostático Específico.

O exame de sangue de PSA é indicado pelo menos 1 vez ao ano em todos os homens a partir dos 45 anos de idade, mas pode ser usado sempre que existirem suspeitas de alguma alteração urinária ou na próstata. O exame PSA é simples e indolor e é feito em laboratório por meio da coleta de uma pequena amostra de sangue.

Na maioria dos casos, o exame PSA é pedido pelo médico para avaliar a possível presença de algum problema na próstata como inflamação da próstata, conhecida por prostatite (aguda ou crônica), hipertrofia benigna da próstata, conhecida por HBP e câncer de próstata.

Tipo mais comum entre os homens, o câncer de próstata é a causa de morte de pouco mais de 28% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

No próximo dia 17, no âmbito da Campanha Novembro Azul, a Secretaria Municipal de Saúde vai realizar uma série de ações direcionadas aos homens em todas as unidades de saúde, com aferição de pressão arterial, pedidos de exames de PSA, testes rápidos de HIV e sífilis, atualização do cartão de vacina e palestra educativa.

O diagnóstico precoce do câncer de próstata possibilita que o tratamento seja iniciado rapidamente, executado de forma mais simples e os resultados serem infinitamente melhores, com excelentes chances de cura.

Deixe seu Comentário

Leia Também