Caarapó esta 97% da meta de vacináveis contra Covid-19 com pelo menos 1 dose

Mesmo com índice favorável o alerta é seguir o protocolo de bio segurança

31 AGO 2021Por Wander Ferreira 10h32

A população de Caarapó comemora o resultado da vacinação contra a Covid-19, que avança no município a passos largos. Os números indicam que a estratégia de vacinação local está absolutamente de acordo com o planejamento, faltando menos de 3% para o cumprimento da meta de vacinar a totalidade das pessoas tidas como vacináveis, composta por indivíduos de 18 anos acima e os integrantes de grupos prioritários, estimada em 21.297 pessoas.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, 97,55% dos caarapoenses imunizáveis já receberam a dose 1 (D1) ou a dose única (DU) da vacina contra o coronavírus. Os totalmente imunizados (D2 e DU) somam 62,46% da população de 18 anos acima e grupos prioritários. O total geral de doses aplicadas chega a 33.321 (18.205 D1; 2.571 DU; 10.731 D2; 1.814 D1 – adolescentes de 12 a 17 anos) – e só vem aumentando, considerando que já está sendo aplicada a terceira dose do imunizante – a vacinação com a dose de reforço teve início na última segunda-feira (30) e beneficia o público de 80 anos acima e os imunossuprimidos.

Em relação à população geral (30.593 habitantes), a vacinação com D1 e DU alcançou 73,84% dos caarapoenses e os totalmente imunizados (D2 e DU) somam 43,48% das pessoas do município.

O resultado da vacinação é visível e palpável: boletim do Departamento de Vigilância Epidemiológico, com data de 30 de agosto – segunda-feira, indicava que Caarapó não possuía nenhum caso de Covid-19 no início desta semana, bem como não apresentava internações pelo coronavírus. Lamentável, entretanto, é o número de óbitos registrados no município, que alcançou 56 caarapoenses durante a pandemia.

O arrefecimento da pandemia em Caarapó levou a administração municipal a flexibilizar as medidas de combate à proliferação do coronavírus no município. Aliado a isso está a decisão da retomada dos eventos de fim de ano, promovidos pelo Poder Público, a exemplo dos festejos de aniversário da cidade. Fontes ligadas ao gabinete do prefeito indicam existir uma negociação para a realização de show artístico no dia 20 de dezembro, quando o município completa 63 anos de emancipação político-administrativa. No caso, deverá ocorrer show sertanejo com a dupla Fernando & Sorocaba.

Tratado como evento-teste pós-covid, há indicativo de que, apesar de gratuito, o show terá a presença apenas de pessoas totalmente imunizadas contra o coronavírus: aqueles que tiverem recebido as duas doses ou dose única da vacina.

Enquanto isso, o prefeito André Nezzi reforça as recomendações relativas às medidas de prevenção ao contágio do coronavírus. “É preciso manter os hábitos de higienização constante das mãos com álcool em gel, usar máscara e manter o distanciamento social”, alerta o dirigente. “Chegando a sua vez, vacine-se! Como já está comprovado, a vacinação salva vidas”, sublinha André Nezzi.

Brasil

O G1 – Portal de Notícias da Globo – noticiou na última segunda-feira que mais de 61 milhões de brasileiros completaram o esquema vacinal, ou seja, tomaram as duas doses ou a dose única de vacinas contra a Covid e estão totalmente imunizados. São 61.166.920 pessoas, o que corresponde a 28,67% da população. Os dados, segundo o G1, são do consórcio de veículos de imprensa divulgados ontem.

Os que estão parcialmente imunizados – aqueles que receberam apenas a primeira dose de vacinas, são 130.019.681 pessoas, o que corresponde a 60,95% da população. Somando a primeira, a segunda e a dose única, são 191.186.601 doses aplicadas no país.

Ainda de acordo com o G1, os estados com maior porcentagem da população imunizada (com segunda dose ou dose única) são o Mato Grosso do Sul (43,72%), São Paulo (36,47%), Rio Grande do Sul (34,90%), Espírito Santo (31,60%) e Santa Catarina (29,26%).

fonte:caaraponews

Deixe seu Comentário

Leia Também