Caarapó passa a vacinar diariamente contra Covid-19

Estão sendo disponibilizadas as doses 1, 2 e 3 da vacina contra a Covid-19

14 OUT 2021Por Wander Ferreira15h05

A Secretaria Municipal de Saúde de Caarapó iniciou na quarta-feira (13) vacinação diária contra Covid-19. A imunização beneficia todas as faixas etárias e ocorre nos postos de saúde dos bairros.

De acordo com cronograma do órgão, toda segunda-feira a vacinação estará concentrada na unidade da Estratégia de Saúde da Família 1 (ESF 1) do bairro Santo Antônio; na terça, ESF 2 da Vila 70; na quarta, ESF 3 da Vila Planalto; na quinta, ESF 4 do Jardim Capilé; e na sexta, ESF 5 da Av. XV de Novembro.

O horário da imunização, que beneficia a população urbana e rural, é das 8h às 16h, devendo ser apresentados CPF, RG, Cartão SUS e comprovante de residência.

De acordo com o cronograma da Secretaria Municipal de Saúde, estão sendo disponibilizadas as doses 1, 2 e 3 da vacina contra a Covid-19. A primeira dose é para o público com idade a partir de 12 anos. A segunda dose beneficia as pessoas que tomaram a vacina da Pfizer há mais de 21 dias; quem tomou a vacina da Astrazeneca há mais de 30 dias e quem foi imunizado com a vacina Coronavac há mais de 28 dias também já podem receber a segunda dose do imunizante, independentemente da data da D2 marcada no cartão.

A terceira dose também está sendo disponibilizada. Nesse caso, podem receber a D3 as pessoas que integram a faixa etária de 60 anos acima que tomaram a segunda dose ou dose única há mais de quatro meses e os imunossuprimidos com idade a partir de 18 anos que tomaram a segunda dose ou dose única há mais de 28 dias.

Fazem parte do grupo de imunossuprimidos indivíduos transplantados de órgão sólido ou de medula óssea; pessoas com HIV e CD4 <350 células/mm3; pessoas com doenças reumáticas imunomediadas sistêmicas em atividade e em uso de dose de prednisona ou equivalente > 10 mg/dia ou recebendo pulsoterapia com corticoide e/ou ciclofosfamida; pessoas com lúpus; pessoas com artrite reumatoide; demais indivíduos em uso de imunossupressores ou com imunodeficiências primárias; pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos seis meses; e pessoas com neoplasias hematológicas.

Conforme o secretário municipal de Saúde de Caarapó, o governo do Estado tem um alto estoque de vacinas para combater o coronavírus. “Decidimos vacinar diariamente porque há vacina disponível e o Estado vai disponibilizar para os municípios conforme a necessidade de cada um”, disse o secretário Vinício de Faria e Andrade.

Segundo o vacinômetro da Secretaria de Saúde de Mato Grosso do Sul, Caarapó já vacinou 78,35% da sua população total com a primeira dose da vacina. O percentual dos totalmente imunizados (Dose 2 e Dose Única) atinge 65,84%.

“Apesar desse avanço na imunização, não podemos nos descuidar. Vamos continuar seguindo as regras e as medidas preconizadas pelas autoridades sanitárias: o uso de máscara nos locais públicos, lavar as mãos constantemente com álcool em gel e manter o distanciamento social seguro, além, evidentemente, de tomar a vacina”, conclamou o prefeito André Nezzi, um dos grandes incentivadores da vacinação no município.

Deixe seu Comentário

Leia Também