Com 14 novos casos confirmados, saúde recomenda uso de máscara em MS.

07 ABR 2020Por Dourados Agora14h50

Autoridades de saúde passaram a recomendar o uso de máscaras faciais por toda a população para evitar o contágio da covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

Hoje foi feita a confirmação de 14 exames novos com resultado positivo para coronavírus. Com isso, subiu de 66 para 80 os casos confirmados em Mato Grosso do Sul. A Secretaria de Estado de Saúde (SES) monitora outros 26 casos suspeitos. Dourados mantém 6 casos.

Nesta terça-feira (7), o secretário de saúde de Mato Grosso do Sul, Geraldo Resende, explicou a normativa. "Há hoje um estudo bastante amplo e incontestável do uso da máscara, mesmo a máscara caseira, e o benefício no enfrentamento da covid-19", afirmou ele durante live nas redes sociais do Governo do Estado.

A recomendação do uso das máscaras faciais, inclusive, consta no boletim epidemiológico editado ontem (6) pelo Ministério da Saúde.

Dados científicos recentes constataram que a transmissão da covid-19 pode ocorrer mesmo antes do indivíduo apresentar os primeiros sinais e sintomas. Por esse motivo, o Ministério da Saúde passou a recomendar o uso de máscaras faciais para todos.

No entanto, diante da insuficiência mundial de insumos, foi solicitado aos cidadãos para que produzam a sua própria máscara de tecido, com materiais disponíveis no próprio domicílio. "Esse é o único instrumento de controle da doença disponível no momento", afirma o ministério.

Segundo a secretária-adjunta da Saúde de MS, Christinne Maymone, o Governo do Estado prepara um vídeo para ensinar as pessoas a prepararem máscaras de pano em casa. "Que as famílias se preparem para a confecção das máscaras de pano, que devem ser utilizadas nas ruas", destacou.

Novos casos

Os casos novos são seis de Nova Andradina, quatro de Campo Grande e um caso de Chapadão do Sul, Corumbá, Sonora e Batayporã, sendo que a vítima deste último município faleceu nesta segunda-feira. Sendo assim Estado contabiliza, agora, dois óbitos pela doença.

Dos 80 casos confirmados, 29 estão em isolamento domiciliar, 33 finalizaram a quarentena e estão sem sintomas, 16 estão internados, sendo 5 em leitos públicos e 11 em leitos privados.

Desde o dia 25 de janeiro, foram registradas 753 notificações de casos suspeitos do coronavírus em Mato Grosso do Sul. Destes, 635 foram descartados após os exames darem negativo para Covid-19 e doze foram excluídos por não se encaixarem na definição de caso suspeito do Ministério da Saúde.

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também