Conselho de Segurança em sua 1ª reunião de 2025, medidas essenciais ao combate ao feminicídio

A reunião contou com representantes do Executivo e Legislativo

06 FEV 2025Por Wander Ferreira09h36


O Conselho de Segurança de Caarapó, composto por membros de diversas forças de Segurança do Município, abrangendo níveis municipal, estadual e federal, realizou na quarta-feira (05) sua primeira reunião do ano, na sala de reuniões da Secretaria Municipal de Educação.


A reunião teve a participação da prefeita, Professora Lurdes Portugal (PL), além do vereador Moacir, conhecido como Moá (PL), enquanto o vereador Celso Capovilla (PL) foi representado por seus assessores.


Conforme o presidente do Conselho, Nilvaldo de Melo, que pela manhã do mesmo dia  participou da programação da Rádio Jota FM,  fez um apelo à comunidade para que se juntasse aos encontros e discutisse a segurança de cada área. Ele ressaltou a relevância dos bairros e a necessidade de reativar as associações de moradores, destacando a importância de indicar prioridades e garantir a eficácia das ações do poder público, em ação eficaz de segurança. 

49ecd9d0 ce12 4c24 ac0c 9e149ea6b234Presidente do Conselho de Segurança de Caarapó, Nilvaldo de Mello em entrevistado pelo comunicador Wander Ferreira na Jota FM

 

Nivaldo comemorou também a obtenção de um carro para o Conselho Tutelar, que foi requisitado pelo Conselho de Segurança do município,  e disponibilizado pelo Conselho Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (CONESP/MS).

Durante a reunião, foram discutidos os principais tópicos, que incluíram:  a construção do Quartel da 2ª Companhia de Polícia Militar;  o aumento recente de pequenos furtos; sistema de monitoramento  composto por 58 câmeras de segurança na cidade, interligadas no Setor de Controle de Vigilância da Polícia Militar; além da repercussão do primeiro registro de feminicídio no Mato Grosso do Sul em 2025, sendo Caarapó protogonista.

Por isso o tema predominou para  ações fundamentais junto a comunidade, através de seguimentos, como escolas, Proerd, Guarda Mirim, Bombeiros do Amanhã, palestras em empresas, entre outros, a importância de mudança de comportamento de parte da sociedade, que permeia características de possessividade. 

Além, foram abordadas medidas fundamentais para trabalhar com a comunidade no combate a essa questão, bem como assuntos específicos relacionados aos distritos de Nova América e Cristalina, e às aldeias Tey Kuê e Guyraroka.


O encontro seguinte está marcado para 05 de março, às 19 horas, no prédio da Secretaria Municipal de Educação, e será aberto a todos os interessados.

Deixe seu Comentário

Leia Também