DOF realiza grande apreensão de fuzis, granadas, munições e explosivos na região de fronteira

De acordo com a polícia, foram encontrados 89 explosivos, cerca de 1.600 munições de vários calibre, granas, fuzis e até um carro blindado em uma chácara de Ponta Porã.

10 FEV 2020Por Redação06h54

Três homem foram presos na noite deste sábado (8) com um arsenal de guerra enterrado aos fundos de uma casa em uma chácara de Ponta Porã, cidade sul-mato-grossense vizinha a Pedro Juan Caballero, na fronteira com o Paraguai.

De acordo com o Departamento de Operações de Fronteira (DOF), com o grupo foram encontrados fuzis, munições, granadas, explosivos, coletes balísticos e um veículo blindado. O armamento estava em uma chácara e o carro, com os três presos.

Na rodovia

A apreensão correu após um bloqueio policial para fiscalização em uma rodovia próximo a cidade de Ponta Porã. Os militares, viram uma caminhonete em alta velocidade e deram ordem de parada. No entanto, o motorista não obedeceu e só parou após perseguição.


Conforme a DOF, o condutor, um homem de 38 anos, disse que é proprietário de fazendas no Paraguai e que iria a Ponta Porã fazer compras. O passageiro, de 25 anos, contou aos policiais que é sobrinho do motorista, que reside em Campo Grande e que tinha ido à casa do tio para passear e pescar.

O terceiro homem, de 28 anos, disse aos policiais que mora no Rio de Janeiro e que veio para Mato Grosso do Sul para trabalhar na chácara como motorista. O condutor da caminhonete ainda afirmou aos policiais que poderiam averiguar o local, pois não tinham nada a esconder.

Segundo o DOF, chegando próximo da chácara, os militares viram dois homens armados que, ao perceber a presença policial, fugiram para a mata e não foram localizados. Na varanda da residência foram localizados um fuzil e uma carabina, além de explosivos e uma porção de maconha, em um armário. No quintal foram encontradas malas enterradas com mais fuzis, munições e explosivos.

Ao todo foram apreendidos: 89 explosivos com peso de 26,7 quilos; 1.661 munições de vários calibres (entre eles os de fuzil 7,62, 556 e .30); três granadas; dois coletes balísticos; 15 fuzis; duas carabinas; três rolos de cordel detonante; três caixas de espoletas; 0,400 gramas de maconha; e, 53 carregadores para diversos calibres.

A apreensão faz parte da da Operação Hórus da Secretaria de Operações Integradas (SEOPI), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), na região de Ponta Porã.

O condutor da Toyota SW4 blindada disse ser o proprietário do arsenal apreendido; que adquiriu o armamento e os explosivos para se defender, uma vez que reside na Fronteira do Brasil com o Paraguai.

A ocorrência foi registrada e entregue, juntamente com os dois veículos e o material apreendidos, na Delegacia da Polícia Federal de Ponta Porã.

Deixe seu Comentário

Leia Também