Governo André Nezzi convida o comercio para debater projeto para Caarapó

Terça-feira no SIMTED às 8h

08 NOV 2021Por Wander Ferreira15h28

A administração municipal de Caarapó promove nesta terça-feira (9), na sede do Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação (Simted), a partir das 8h, Oficina de Planejamento Participativo para subsidiar o Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico, que está sendo elaborado em parceria com o Sebrae. O evento é aberto ao empresariado local, representantes de associações e sindicatos, gestores públicos e lideranças locais, e servirá para coletar ideias e opiniões para fortalecer o desenvolvimento da cidade através do empreendedorismo mediante a adoção de estratégias e ações planejadas para a integração entre as cadeias produtivas existentes e os pequenos negócios do município.

“Queremos ouvir os nossos empreendedores, secretariado e lideranças locais, para que possam nos ajudar a planejar o futuro do nosso município nas mais diversas áreas”, pontua o prefeito André Nezzi, conclamando o empresariado para levar suas ideias, pois a participação dos empreendedores – na visão do dirigente – “é indispensável para que possamos fazer juntos uma Caarapó ainda melhor para se viver”.

A proposta tem por finalidade a elaboração de estratégias e ações planejadas para o município de Caarapó, em especial atenção à integração entre as cadeias produtivas existentes e os pequenos negócios do município. Para tanto, propõe-se a confecção de um instrumento de planejamento, voltado a aprimorar as estratégias e ações a serem desenvolvidas, promovendo o desenvolvimento econômico do município, envolvendo o setor público e privado de maneira unificada com grande enfoque operacional na promoção de políticas públicas, a fim de orientar a atuação não somente do público, mas também das associações e instituições de classe, focadas na melhoria do ambiente de negócios tanto para os pequenos negócios, para as médias e grandes empresas instaladas na região e, principalmente, para a população.

A oficina configura-se como a terceira etapa da elaboração Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico. A primeira fase caracterizou-se pelo levantamento de dados secundários socioeconômicos em fontes oficiais (IBGE; IPEA; FGV; Autarquias Municipais, Estaduais e Federais, entre outros). O passo seguinte foi caracterizado pela aplicação de formulários para levantamento das principais informações relevantes para definição do Plano de Integração das Cadeias Produtivas. A quarta etapa será consistirá na entrega do plano, com a compilação dos dados das etapas anteriores.

As discussões integram o planejamento estratégico para o município de Caarapó, constituindo-se um processo de elaboração da estratégia para o alcance do objetivo proposto. Em outras palavras, reconhece-se a situação atual do município na área em questão – no caso, o desenvolvimento econômico local – e a projeção de futuro.

A elaboração do Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico é uma parceria da prefeitura de Caarapó com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) de Mato Grosso do Sul e Sebrae/MS.

Deixe seu Comentário

Leia Também