Guarda Mirim apresenta à comunidade armadilha para combater mosquito da dengue

Os integrantes da instituição e os agentes de vetores estiveram na prática no Jatobá com demostração como combater a proligeração do mosquito transmissor da dengue

25 NOV 2021Por Wander Ferreira03h51

Com projeto piloto para contemplar outros segmentos, a equipe de Controle de Vetores, com auxílio do assistente social Osmar, apresentou aos integrantes da Guarda Mirim um projeto de combate ao mosquito transmissor da dengue e similares. 


Os guardinhas estiveram apresentando na pratica à comunidade caarapoense, iniciando pelo Bairro Jatobá, como utilizar o litros descartáveis de pets como armadilha para atrair os mosquitos: (culicídeos (pernilongos) Aedes aegypti  ao recipientes que terão seus óvulos produzidos e eclodidos, tornando-se em  larvas, até o cumprimento do ciclo da vida.   


As armadilhas produzidas pelas guardinhas foram oferecidas gratuitamente, apresentado aos moradores da facilidade em fabricar com custeio baixíssimo e como utilizar, com alpiste ou arroz com 4 caroços na água. 
 
O  assistente social Osmar, enfatizou que objetivo para o próximo ano é atuar com outros segmentos em que atuam com crianças e adolescentes para ser um projeto multiplicador e eficaz no combate à dengue.


O agente de vetores, Jeferson, que mesmo sendo instrumento eficaz não é suficiente para vencer, sendo muito importante limpar o quintal, jogando fora o que não é utilizado; Tirar água dos pratos de plantas; Colocar garrafas vazias de cabeça para baixo;Tampar tonéis, depósitos de água, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água; Manter os quintais bem varridos, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas e sacolas plásticas; Escovar bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, pratos de plantas, tonéis e caixas d’água) e mantê-los sempre limpos.

O instrutor da Guarda Mirim e vereador, Nilsinho, trazer as pessoas para o embate, observando que não o cuidado pode promover óbito ou doenças em muitos casos irreversíveis.

Deixe seu Comentário

Leia Também