Hospital São Mateus conquista aparelho arco cirúrgico com recursos da Prefeitura

Aquisição de R$ 246 mil vai permitir a realização de cirurgias de média e alta complexidade

03 DEZ 2021Por Wander Ferreira10h13

Parceria entre a prefeitura de Caarapó e o Hospital Beneficente São Mateus está permitindo a aquisição de equipamentos modernos que estão sendo utilizados para otimizar o atendimento aos usuários da casa de saúde. Com o suporte proporcionado pela administração municipal, o hospital, de caráter filantrópico, cada vez mais tem respondido de forma eficiente às demandas dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), promovendo bem-estar na área de saúde pública.

Nesse aspecto, o prefeito André Nezzi acaba de divulgar uma notícia importante. O dirigente publicou em suas redes sociais que o hospital acaba de instalar em sua unidade mais um equipamento que vai modernizar o atendimento no setor de cirurgias.  Trata-se do Intensificador de Imagens, ou Arco Cirúrgico, como é conhecido, comprado com recursos repassados pela prefeitura a um custo de R$ 246 mil.

“Esse aparelho possibilita a radiografia estática, porém, é utilizado predominantemente para imagens fluoroscópias intraoperatórias, fornecendo imagens dinâmicas de alta resolução em tempo real”, explicou o prefeito, acrescentando que “isso permite que os cirurgiões monitorem o progresso das cirurgias e operem imediatamente os procedimentos necessários”.

Com essa aquisição, cirurgias de média e algumas até de alta complexidade, que antes só podiam ser feitas em cidades da região, como Dourados e Amambai, agora já podem ser realizadas no Hospital São Mateus.

De forma bem didática, o Blog Arkmeds (confira em https://blog.arkmeds.com/2020/10/30/o-que-e-arco-cirurgico-entenda-para-que-serve/0), explica que um procedimento cirúrgico envolve, além de uma equipe, uma série de equipamentos necessários para o bom andamento do processo e a segurança do paciente. A boa visibilidade é um aspecto importantíssimo, garantindo que os cirurgiões possam compreender e visualizar tudo que está acontecendo dentro do corpo.

Antigamente, as cirurgias eram extremamente precárias no que tange a visibilidade e a segurança do paciente. Os cortes eram feitos em grande proporção, uma vez que só era possível enxergar o que estivesse totalmente exposto. Por isso, evoluções na medicina buscaram a criação de equipamentos que pudessem ajudar a melhorar esses aspectos.

Uma das máquinas utilizadas em muitos desses procedimentos é o arco cirúrgico, também conhecido como intensificador de imagem.

Deixe seu Comentário

Leia Também