O prazo para pagamento à vista, com desconto de 20%, do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de Caarapó, relativo ao exercício de 2022, vence nesta terça-feira (15). Está é também a data de vencimento da primeira parcela.
De acordo com o cronograma de pagamento do imposto, a segunda parcela vence em 18 de abril; a terceira, em 16 de maio; a quarta, em 15 de junho; e a quinta, em 15 de julho.
O IPTU é um imposto municipal e incide sobre os imóveis. O valor arrecadado é encaminhado para os cofres públicos e serve para pagar uma infinidade de contas que a administração municipal tem de honrar, como contratos de prestação de serviços, melhorias urbanas – como obras de asfalto e drenagem pluvial implantadas com recursos próprios -, saúde, educação e assistência social.
Em Caarapó, muitas obras estão sendo implantadas com recursos próprios – verba que vem direto dos cofres municipais, sem repasse estadual ou federal. Um exemplo é o recapeamento do asfalto do centro da cidade, obras de pavimentação asfáltica em algumas regiões da cidade, reforma e ampliação da Escola Municipal Cândido Lemes dos Santos e a construção da escola nova do Jardim Aprazível, que já está projetada.
Grande parte dessas obras é financiada com recursos provenientes de impostos municipais, sendo o IPTU o mais substancial desses tributos. Então, o imposto que o contribuinte paga acaba sendo revertido em seu próprio benefício, uma vez que, quando obras de infraestrutura urbana são implantadas, a consequência é a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, além da valorização imobiliária.
“A gente conta com a colaboração dos nossos contribuintes no sentido de pagar em dia o IPTU. O nosso compromisso é reverter a arrecadação desse tributo em benefício de todos, investindo nos setores mais sensíveis, que são saúde, educação, assistência social e infraestrutura”, pondera o prefeito André Nezzi.
De acordo com o dirigente, o pagamento do IPTU vai permitir ao contribuinte concorrer a um carro zero km no sorteio relativo à campanha IPTU Premiado, que tradicionalmente ocorre no fim do ano.
Proprietários de terrenos baldios (sem edificação) devem retirar o carnê do imposto na prefeitura. O mesmo vale para proprietários de imóveis que, por algum motivo, não receberam o carnê do IPTU.