'Janeiro Branco' debate a saúde mental

Em Caarapó, a campanha é coordenada pelo CAPS

07 JAN 2022Por Wander Ferreira10h15

A prefeitura de Caarapó promove neste primeiro mês de 2022 o denominado ‘Janeiro Branco’, movimento similar às campanhas ‘Outubro Rosa’ e ‘Novembro Azul’, só que enfocando as questões e necessidades relacionadas à Saúde Mental e Emocional das pessoas e das instituições humanas. A crença é que uma humanidade mais saudável pressupõe uma cultura da Saúde Mental no mundo.

 

Criada em 2014, em janeiro de 2022 a Campanha Janeiro Branco chega à sua 9ª edição e faz um alerta à humanidade: em tempos de prolongada pandemia, de crises sanitárias, sociais, políticas, ecológicas e econômicas em escala global, o mundo pede Saúde Mental.

 

Estudos recentes (e produzidos por diferentes tipos de instituições sociais em vários países do mundo) chamam a atenção para o importante desafio que a humanidade não pode mais desprezar: é urgente a criação de uma cultura da Saúde Mental em meio a todas as relações das quais os seres humanos participam. Desde 2014, o Janeiro Branco vem se consolidando como a maior Campanha do mundo em prol da construção de uma cultura da Saúde Mental na humanidade. Profissionais liberais, instituições sociais, políticos, artistas, líderes religiosos e cidadãos sensíveis à causa têm abraçado a Campanha e a sua proposta de psicoeducação dos povos.

Em Caarapó, a campanha é coordenada pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e, conforme proposta do movimento, busca consolidar o mês de Janeiro como referencial e ponto de partida para que as pessoas e as instituições sociais efetivem ações em prol da Saúde Mental o ano inteiro em suas vidas, contribuir com a construção de uma cultura da Saúde Mental e de uma visão ampliada, moderna, holística, humanista, processual, laica e integral do conceito de Saúde Mental, aproveitar a simbologia do início do ano, e da “folha em branco”, para inspirar as pessoas a pensarem sobre os sentidos e os propósitos das suas existências individuais e coletivas e chamar a atenção das mídias, das instituições sociais, dos cidadãos e das autoridades para a importância das políticas públicas e privadas em defesa da Saúde Mental dos indivíduos e dos povos, dentre outros objetivos.

Os profissionais explicam que os serviços de saúde da rede pública e privada estão sempre à disposição de todos e orientam para que, em caso de não estar bem, a pessoa deve procurar um profissional ou uma unidade de saúde para uma avaliação médica para eventual encaminhamento ao CAPS. O público alvo são pessoas com intenso sofrimento psíquico decorrente de transtornos mentais graves e persistentes, incluindo aqueles relacionados ao uso de substâncias psicoativas, como drogas lícitas (álcool) e drogas ilícitas (cocaína, crack e maconha) e outras situações clínicas que impossibilitem estabelecer laços sociais e realizar projetos de vida.

Nesta sexta-feira (7), a partir das 10h, coordenadores da campanha concedem entrevista na Rádio Caarapó FM 89,7 para falar sobre a importância do cuidado com a saúde mental e a campanha Janeiro Branco.

A Saúde Mental, em Caarapó, é de responsabilidade da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), vinculada ao CAPS I, órgão da Secretaria Municipal de Saúde, que pode ser contatado pelo telefone 3453-3269.

Deixe seu Comentário

Leia Também