Município de Caarapó investe R$ 4 milhões para reconstrução de escola

O prefeito André Nezzi anuncio os investimentos na Cândido Lemes

01 SET 2021Por Wander Ferreira10h24

O prefeito de Caarapó, André Nezzi, anunciou na última terça-feira investimentos de R$ 4 milhões para a reforma completa e ampliação do prédio da Escola Municipal Cândido Lemes dos Santos. A obra será financiada com recursos próprios do município.

De acordo com André Nezzi, a Secretaria Municipal de Planejamento, Projetos, Habitação e Controle Urbano, chefiada pelo secretário Roberto Nakayama, finalizou todo o projeto arquitetônico - que inclui memorial descritivo e planilhas orçamentárias - da obra de reforma completa, incluindo sistema elétrico com proteção de descarga atmosférica e ampliação da unidade escolar.

“Ao todo serão 445,51m² somente ampliação do prédio, que inclui, além de toda a reforma da estrutura já existente, a troca completa da cobertura principal por cobertura do tipo Ligth Steel Framing, com telhas termoacústicas, sala de música, mais duas salas de aula novas, depósito de material de limpeza, sanitários com acessibilidade, vestiário da quadra coberta, sala para os professores de educação física, depósito de material e banheiros para os professores e para os alunos, entre outras melhorias”, destacou o dirigente.

O Light Steel Frame, a que o prefeito se referiu, é um sistema construtivo racionalizado formado por estruturas de aço galvanizado leve, revestido por placas (cimentícias e drywall) que substituem as tradicionais estruturas de concreto com blocos e tijolos de alvenaria estrutural.

O chefe do Poder Executivo caarapoense pontua que a obra praticamente será uma reconstrução do atual prédio do colégio, que se encontra deteriorado. “O nosso objetivo é entregar uma escola digna que seus alunos, professores e demais servidores merecem. Tudo isso será possível graças ao trabalho de austeridade da nossa administração, junto com a Secretaria de Finanças, que nos permite realizar mais um investimento deste porte apenas com recursos próprios do município”, destacou André Nezzi, informando ainda que o projeto segue agora para o Setor de Licitação.

A Cândido Lemes dos Santos foi criada em 1979, recebendo a denominação de “Escola Estadual de 1º Grau Cândido Lemes dos Santos” em homenagem a um ex-delegado de Polícia local, célebre no município, tendo morrido assassinado.

O homenageado era filho de Isidoro Dominiciano dos Santos e Maria Rita Lemes dos Santos, sendo natural Nonoai-RS, onde nasceu em 22 de setembro de 1910. Atualmente, a escola tem 718 alunos da pré-escola ao 9º ano matriculados nos turnos matutino e vespertino, provenientes da cidade e da zona rural.

Em seu Projeto Político Pedagógico (PPP), de 2015, a escola cita o pensador Jean Piaget, ao considerar que “o principal objetivo da Educação é criar homens capazes de fazer coisas novas, não simplesmente de repetir o que outras gerações fizeram homens criativos, inventivos, descobridores.

” Ainda de acordo com o PPP, a missão da escola é oferecer um ensino de qualidade aos alunos, garantindo o acesso e a permanência a todos, respeitando a comunidade e desempenhando um trabalho em equipe para alcançar os melhores resultados, respeitando a comunidade e realizando um trabalho coletivo para alcançar os melhores resultados.

Pretende, ainda, por meio de suas ações, a formação básica do cidadão, mediante o desenvolvimento do aluno por meio da compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, do acesso à tecnologia, às artes e à formação de atitudes e valores, fortalecendo os vínculos da família, os laços de solidariedade humana e a tolerância recíproca em que se assenta a vida social.

Ascon

Deixe seu Comentário

Leia Também