O estudante Thiago participa de olimpíadas de química como meta conquistar bolsa para medicina

O jovem esta na segunda fase eliminatória do Estado

16 SET 2021Por Wander Ferreira11h54

O estudante caarapoense, Thiago Barros Fernandes 14 anos, cursando o 8º ano na Escola São Vicente – Vila Jary,  surpreende os familiares, amigos e  equipe escolar,  pela dedicação aos estudos, optando em vez de esportes, investir seu tempo em conhecimentos gerais, em especial os relacionados a área cientifica. 

Filho de Aldecir Roberto Fernandes (vereador Chicão) e Valéria Barros de Oliveira (servidora pública), o jovem prodígio tem participado com sucesso de olimpíadas de astronomia e química, estando ele no processo eliminatório -  segunda fase. O jovem comentou que o material sugerido para eliminatória, depende de cada participante com as fontes e se preferir na aquisição. 

“Quanto mais dedicação, são maiores as chances para as conquistas de bolsas, sendo várias instituições de ensino -  faculdades que consideram aos que tem medalhas e certificados, na disputa dos meslhores, e separam amplo espaço para  inclusão de seus cursos”, comentou  Thiago, que concluiu que são muitas oportunidades.  

Thiago que tem como meta cursar medicina, relatou da preferência em poder ajudar o próximo, seguindo os ideais implementados pelos  seus pais, que ressalta  que na política o vereador Chicão, empresário  e ótimo chefe de família, ao lado de sua mãe, a enfermeira Valeria, que se dedica nos afazeres familiar e se divide profissionalmente, fazendo o  melhor ao próximo, em sua função de profissional de sáude, e por ela o apego ao habito de leitura;  caminho essencial, que comuninou ao  espelhar-se em outras pessoas, como os renomados  cientistas,  que deixaram seus legados às gerações, como Albert Einstein, Marie Curie, Stephen Hawking, e outros.

Para Thiago que já tem participado das olimpíadas do nível fundamental no Mato Grosso do Sul; “os estudos são os indicativos promissores, e pretendo preparar-me ainda mais  para outros desafios, às nacionais em que p´retende disputar; além de   investir  em livros,  e,  práticas de conhecimento na área da química, base propulsora que almejo como metas”, disse.   

   Afinal, o que a Química estuda?

A Química é uma das áreas das Ciências da Natureza (também composta pela Biologia e pela Física) que analisa a matéria, sua constituição, suas propriedades, transformações e a energia envolvida nesses processos.

Assim, a matéria é o principal objeto de estudo desse campo do conhecimento, e a definição de matéria é “aquilo que ocupa lugar no espaço e tem massa”. Em outras palavras, tudo aquilo que é físico ou material ao redor de nós, inclusive nós mesmos. Qualquer que seja a forma e origem, estando morto ou vivo, não existe nenhum material que não seja estudado pela Química.

Deixe seu Comentário

Leia Também