Uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu na manhã deste sábado (12), em Caarapó, um caminhão truque Iveco/Tector 240e30si, cor branca e placa QCD 5F28, contendo 4.560 kg de agrotóxicos contrabandeados.
A ação ocorreu por volta das 9h30 no km 216.0 na BR 163, quando os policiais deram ordem de parada ao referido veículo, que era conduzido por Adilson de Morais e tinha como destino a cidade de Rondonópolis/MT.
Ao vistoriar a carga, a equipe notou se tratar de herbicida do tipo princípio ativo Atrazina, com diversos nomes comerciais, entre eles, Aclamador BR (3.000 kg) e Ultimato SC (1.560 kg), todos em embalagens de 20 litros.
De acordo com o boletim de ocorrência, a carga não portava para o transporte, qualquer tipo de licença ambiental. Nem da Secretaria Estadual de Meio Ambiente ou do IBAMA, sendo esta última necessária quando do transporte interestadual de agrotóxicos, o que é o caso.
Em contato com o delegado de Polícia Civil de Caarapó, bem como com o tenente Orti, da Polícia Militar Ambiental, a PRF foi orientada a encaminhar a ocorrência para a Delegacia de Polícia Civil de Caarapó, local onde a Polícia Ambiental fez os procedimentos administrativos.
Diante disso, os agrotóxicos e o veículo foram encaminhados para a Polícia Civil de Caarapó, bem como o condutor e seus pertences, para os procedimentos cabíveis.
Ressalta-se que o condutor foi encaminhado ileso e sem o uso de algemas, tendo seus direitos, sua integridade física e psíquica preservados.
Diante das informações obtidas foi constatada, a princípio, ocorrência de produzir, comercializar, transportar, der destinação a resíduos e embalagens vazias de agrotóxicos, seus componentes e afins, em desacordo com a legislação pertinente.